Administração

Graduação digital | Híbrido

CONCEPÇÃO DO CURSO

Os princípios norteadores básicos do Curso de Administração da UNISEPE-EAD evidenciam a sua concepção em valores humanísticos e éticos, relevância acadêmica e atualidade científico-tecnológica, objetivando formar profissionais com capacidade de atuar em atividades próprias ao campo profissional do Administrador como profissão liberal ou não, promovendo o desenvolvimento das organizações e da sociedade, compreendendo também o macro ambiente e as relações nele existentes.

A formação acadêmica generalista é característica dos cursos de Administração, que procuram instigar os acadêmicos para todas as áreas de gestão, preparando-os para o mundo, e principalmente, desenvolvendo e potencializando o espírito empreendedor, intrínseco ao curso. Já a formação humanística deve estar presente em todos os componentes curriculares, pois administrar pressupõe a interação com as pessoas e o respeito e compreensão das diversidades.

Para a consolidação desse perfil generalista, o curso busca capacitar profissionais qualificados para criar, manter e melhorar os processos de gestão em organizações públicas e privadas (com ou sem fins lucrativos) nas diversas áreas da Administração.

Neste contexto, o curso fundamenta-se em concepção crítica acerca das relações existentes entre educação, sociedade e trabalho, para que possamos demonstrar que o processo de aquisição de conhecimento é compreendido como decorrência da interação do acadêmico com o meio no qual está inserido, cabendo ao professor mediar o processo e articular dessa interação através do ensino, pesquisa e extensão. .

Assim buscará:

  • Utilizar métodos de ensino fundamentados nos princípios da psicologia cognitiva, que privilegie a atividade e iniciativa dos acadêmicos, além de propiciar o diálogo, respeitar os interesses e os diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo do acadêmico.
  • Utilizar uma abordagem que privilegie a sua dimensão crítica e criativa, permitindo resgatar a dimensão humana do trabalho, a intervenção consciente na gestão de negócios e o fortalecimento do exercício da cidadania.
  • Adotar procedimentos que visem a problematização dos assuntos tratados e a assimilação ativa dos conhecimentos, visando preparar o acadêmico para um desempenho profissional adequado às necessidades empresariais.
  • Criar condições para o desenvolvimento das capacidades de abstração e reflexão sobre a atividade realizada, no sentido de criar no acadêmico um processo de senso crítico e analítico com relação aos fatos administrativos, sociais e econômicos.
  • Orientar o acadêmico no processo de aprender, a ter controle sobre sua capacidade de receber e processar informações.

 

OBJETIVO GERAL

Formar bacharéis, voltados para o atendimento das necessidades organizacionais públicas e privadas, comprometidos com as questões político-sócio-econômicas da atualidade e capazes de desenvolver um conjunto de habilidades e competências que o credenciam a intervir nos processos organizacionais, de maneira pro ativa e dentro dos princípios éticos, visando assegurar níveis de competitividade estratégica dentro de uma visão global e local de sua atividade na região.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Proporcionar aos acadêmicos o necessário embasamento teórico e prático nos diversos campos da administração;
  • Promover a internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
  • Formar profissionais empreendedores preparados para atuar na gestão dos variados tipos de empresas (pública, privada e organização da sociedade civil) como agentes de informação, de modernização e de responsabilidade social;
  • Preparar profissionais capazes de gerenciar a dinâmica de uma empresa, atento às transformações do meio, na busca de soluções criativas e ético-cidadãs;
  • Formar profissionais aptos a responder às demandas da cidadania e do desenvolvimento econômico e científico a partir da área de administração;
  • Proporcionar aos administradores a compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.