Pedagogia

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Pedagogia

 

Concepção do Curso

O Curso de Pedagogia reveste-se da missão de preparar as/os profissionais que na escola ou em outros espaços de atuação pedagógica possam assumir a responsabilidade de educar o ser humano. O Curso de Pedagogia da Faculdade Peruíbe entende que os pressupostos teóricos devem ser buscados, discutidos e analisados em suas implicações e contextos de origem para que possam ser reelaborados e utilizados na multiplicidade das práticas pedagógicas para as quais as/os educadoras/es são exigidos na contemporaneidade. Entende também, que a prática pedagógica é fonte inesgotável na geração de novos conhecimentos e novas teorias e, para tanto, promove incentivos na área de pesquisa educacional, inserindo suas alunas e alunos em projetos multidisciplinares para a busca de novos conhecimentos, na perspectiva de que ensino e pesquisa caminham juntos, entrelaçados e interdependentes.

A formação humanizante e humanizadora expressa também a convicção de que não há neutralidade no ato de educar pessoas, mas disputas entre projetos políticos de formação, que atendem a objetivos e a interesses diversos. Diante destas diversidades, busca-se construir uma proposta que seja coerente com a nossa opção em favor da humanização, na qual se forme um(a) professor(a) que busque esclarecer às alunas e alunos em que sociedade se vive e como agir para que as realidades construídas, historicamente, possam ser reconstruídas à luz de um projeto de sociedade mais humano e socialmente justo. Assim, postula-se que professoras e professores possam expressar testemunho ético-político efetivados nas seguintes ações: orientar os alunos e alunas a partir de um trabalho que seja conscientizador e humanizador das relações humanas e sociais; intervir na realidade socioculturalmente construída a partir de uma conscientização resultante da dialetização da ação-reflexão-ação; e orientar para a responsabilidade social da vida em comunidade, trabalhando, coerentemente, os princípios epistemológico, didático-pedagógico e político. Todas essas práticas humanas se dão orientadas por um contexto teórico que é formulado, amadurecido e desenvolvido no próprio exercício da prática.

Entende ainda que a Faculdade, apesar de ser o lócus privilegiado da aquisição e construção do conhecimento, não deve se encastelar em seus muros, mas abrir-se para a comunidade participando e promovendo sob forma de parcerias, eventos, debates e projetos que possam contribuir com o desenvolvimento e a formação de educadoras/es atuantes na região, no Estado e no País.

Objetivos gerais

Formar a pedagoga e o pedagogo habilitado para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais da Educação Básica, na Formação Pedagógica do Profissional Docente e na Gestão Educacional com sólida formação, capaz de diagnosticar problemas e apresentar soluções no campo da educação escolar, não escolar e popular, de modo a garantir o desenvolvimento de múltiplas competências e saberes necessários à atuação profissional do pedagogo.

A Faculdade Peruíbe, por meio do curso de graduação Pedagogia, licenciatura, procurará, em âmbito teórico-prático, investigativo e crítico, desenvolver, em seu alunado, as seguintes competências:

  • Planejar, executar e avaliar atividades educativas;
  • Aplicar ao campo da educação, contribuições, entre outras, de conhecimentos filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, lingüístico, sociológico, político, econômico, cultural;
  • Trabalhar com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética;
  • Conhecer a escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
  • Pesquisar, analisar e aplicar os resultados de investigações de interesse da área educacional;
  • participar da gestão de processos educativos e da organização e do funcionamento de sistemas e de instituições de ensino.

Objetivos específicos

  • Atuar como professor da educação infantil;
  • Atuar como professor dos anos iniciais do ensino fundamental;
  • Atuar como professor do ensino médio, nas modalidades Normal e Educação Profissional, na área de serviços e de apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
  • Participar da gestão de instituições, planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.