Letras

Concepção do curso

O curso de Letras do Centro Universitário Amparense – UNIFIA tem o compromisso de proporcionar oportunidade de estudos teóricos e práticos que visem à compreensão da estrutura e do funcionamento da língua materna e da língua estrangeira (Língua Inglesa), como também mostrar as teorias de aprendizagem, as diversas concepções de língua e o papel do professor frente a essas teorias. Propõe-se um trabalho embasado nos princípios teóricos e metodológicos que norteiam os diferentes conceitos de linguagem, ajustados segundo a natureza das áreas de estudo no curso que se definem no contexto linguístico, literário e educacional, fundamentado no contexto filosófico, interativo e epistêmico da linguagem, havendo sempre uma realimentação dos sistemas semiolingüísticos que norteiam a construção de um saber sobre o mundo, respeitada a liberdade ideológica dos temas tratados em cada área de estudo, mantida a interdisciplinaridade desses mesmos temas nas áreas em geral.

 

 

 

Objetivo Geral

Desenvolver competências e habilidades para a formação do professor de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa e de Literatura Inglesa e Brasileira para atuar no ensino fundamental e médio e desenvolver a compreensão da linguagem como meio de expressão, informação e comunicação em diferentes contextos, de modo a permitir a reflexão crítica e o distanciamento em relação a concepções que absolutizam elementos isolados da sua estrutura

Objetivos específicos

  • compreender, avaliar e produzir textos de tipos variados em sua estrutura, organização e significado;
  • descrever e justificar as peculiaridades fonológicas, morfológicas, lexicais, sintáticas e semânticas do português brasileiro, com especial destaque para as variações regionais e para as especificações da norma padrão;
  • descrever e justificar as peculiaridades fonológicas, morfológicas, lexicais, sintáticas e semânticas do inglês;
  • estabelecer e discutir as relações dos textos literários com outros tipos de discurso e com os contextos em que se inserem;
  • interpretar adequadamente textos de diferentes gêneros e registros linguísticos e  explicitar os processos ou argumentos utilizados para justificar sua interpretação;
  • dominar a língua portuguesa e inglesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de produção e recepção de textos;
  • dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino;
  • Formar professores conscientes do seu papel de educador-orientador para atuar nas escolas de nível fundamental e médio.