setembro 28, 2020

TELEATENDIMENTO EM FISIOTERAPIA

COMO FUNCIONA O TELEATENDIMENTO NA FISIOTERAPIA?

 O teleatendimento na fisioterapia consiste no atendimento não presencial em modalidades específicas e bem descritas realizado por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Essa prática passou a ser permitida durante a pandemia, garantida pela Resolução COFFITO nº 516/2020, e permite que o fisioterapeuta realize teleatendimentos nas modalidades teleconsulta, teleconsultoria e telemonitoramento. O teleatendimento pode ser realizado por meio de plataformas online ou pelo WhatsApp e contemplar tanto pacientes novos como aqueles que já recebiam atendimento.

O QUE É NECESSÁRIO PARA RECEBER O TELEATENDIMENTO NA FISIOTERAPIA?

Para receber o teleatendimento é importante que os pacientes apresentem um bom estado cognitivo ou que tenham o auxílio de um familiar ou cuidador. Também é necessário que o paciente seja instruído sobre o teleatendimento, aceite e assine um termo de consentimento informado, garantindo o seu bem-estar, a preservação da sua identidade e o sigilo profissional.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO TELEATENDIMENTO NA FISIOTERAPIA DURANTE A PANDEMIA?

Dentre os benefícios do teleatendimento, podemos citar:

  • Otimização do tempo, preservando um atendimento humanizado;
  • Maior segurança para todos os envolvidos no atendimento;
  • Redução dos custos operacionais.

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