abril 22, 2021
Não categorizado
Nanotecnologia na Agricultura
A nano tecnologia é uma das áreas de conhecimento do agronegócio de grande importância, podendo gerar uma melhora de qualidade e redução de danos ambientais. Gerando benefícios à agricultura de precisão, rastreabilidade de produtos, certificação, produção de combustíveis, industrias de insumos, medicamentos para uso veterinário industrias de alimentos, entre outros setores ligados à agroindústria.
No segmento agrícola, o objetivo da nanotecnologia é o aprimoramento das invenções humanas, por meio de dispositivos e sensores, melhorando o controle sobre os eventos e facilitando a toma de decisão para uma melhor rastreabilidade, produtividade e qualidade.
O desenvolvimento de biosensores e transdutores de alta sensitividade auxiliam na identificação e qualidade de compostos químicos, orgânicos ou alterações de composição, seja em plantas, frutos ou em solos.
Os dispositivos controladores ou sensores de alto desempenho certamente irão invadir o mercado, gerando grandes possibilidades de tomadas de decisão.
A nanotecnologia oferece oportunidades promissoras para a competitividade e desempenho de processos e produtos agropecuários em diversas áreas, gerando valor aos produtos, aproveitando nichos de mercado.
A grande importância para o agronegócio vem da contribuição significativa no melhoramento do desempenho, eficácia e economia de insumos, com o desenvolvimento de nanopartículas e nanoencapsulação com liberação controlada de fertilizantes e pesticidas em solos e de produtos veterinários.
Uma outra tecnologia são os nano filmes, que abrange uma área bastante afetada na produção agrícola que é o armazenamento de produtos perecíveis. As embalagens regulam a taxa de respiração de produtos vegetais, reduzindo o processo de degradação do alimento por ação de microrganismos, melhorando a vida de prateleira.
O conhecimento empregado nesse tipo de tecnologia só agrega. A agricultura pode se beneficiar muito e se desenvolver cada dia mais.
Compartilhe em suas redes