A enfermagem é uma profissão determinante
Ao analisarmos o contexto histórico da profissão de enfermagem no mundo, em especial no Brasil é possível identificar que por muito tempo a enfermagem foi caracterizada como profissão submissa, em especial a categoria médica.
A ausência de evidências científicas em relação ao efeito da enfermagem na saúde da população aliada ao desconhecimento da sociedade sobre o que representa a profissão, resultou na concepção errônea em relação ao que de fato enfermagem faz.
No entanto, nos serviços de saúde a enfermagem representa a profissão que mais atua na assistência e na promoção à saúde do paciente, atuando tanto na atenção básica, quanto nos serviços hospitalares.
Embora, a pandemia de COVI-19 permaneça impactando negativamente na vida da população mundial, este momento também evidenciou o que representa a enfermagem, haja vista que todos de alguma forma receberam atendimento do profissional de enfermagem, quer seja na vacinação e/ou assistência em saúde.
A essência da profissão está vinculada na Sistematização da Assistência de Enfermagem e no Processo de Enfermagem, que consistem respectivamente na organização do ambiente e no método de trabalho aplicado na enfermagem envolvendo a avaliação do paciente, diagnóstico de enfermagem e intervenções de enfermagem.
Em síntese o trabalho da enfermagem consiste em oferecer “cuidado de enfermagem”, o qual deve ser planejado de acordo com os preceitos e as fundações científicas da profissão. Se você ainda não conheça o que faz a enfermagem, aprofunde seu conhecimento sobre o assunto e valorize este profissional que tão importante para saúde mundial.
Autoria: Dr. André Luiz Thomaz de Souza
Referência:
ANDRADE, A. C. A enfermagem não é mais uma profissão submissa. Rev. Bras. Enferm. v. 60, n. 1, P. 96-98.
Compartilhe em suas redes