junho 1, 2022
Não categorizado
O papel do Fisioterapeuta nos cuidados críticos
O objetivo do Fisioterapeuta nos cuidados do paciente crítico na UTI está associado a manutenção da vida e qualidade de vida para que este sobreviva e saia em condições de voltar para a sociedade. E é esse o grande diferencial do fisioterapeuta em terapia intensiva: o paciente não só permanece vivo, mas ele fica funcional e apto, com o mínimo de sequelas possíveis, menor tempo de internação e maior recuperação.
Com a presença do profissional da Fisioterapia Intensiva desde a fase mais crítica da internação desse paciente até o período de alta, sendo essa assistência em tempo integral, colaborando para a integridade física e emocional, sendo fator determinante no tempo de resposta do paciente crítico. Além disso, ele trabalha com a família do paciente para que os cuidados continuem no ambiente domiciliar.
Esse profissional também está envolvido no acompanhamento pós-internação, que envolve a maneira com que o paciente mantém sua independência e os cuidados que a família necessita ter. A fisioterapia iniciada no ambiente crítico já irá considerar o paciente com menos sequelas a serem trabalhadas depois da internação.
É dever do Fisioterapeuta estar atuando nesse espaço, com conhecimento da ciências da saúde e o uso da tecnologia a seu favor em benefício do paciente crítico.
Autoria: Prof. Fabio Cruz
Referência:
AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Conheça as principais funções dos profissionais da terapia intensivista. s/d. Disponível em: https://www.amib.org.br/informacao/publico-geral/profissionais-uti/. Acesso em: 7 jun. 2021.
ANDRADE, Állef Diego Bonfim de et al. ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: uma revisão narrativa da literatura. Rev. Saberes, [S. l.], v. 11, p. 1-8, 2 out. 2019.
Compartilhe em suas redes