junho 20, 2022
Gestão mercadológica o marketing
Professora: Ms. Aparecida Mendes
Sabemos que a revolução industrial impulsionou o mercado de vendas e consequentemente a concorrência entre as empresas. Sendo como consequência o surgimento de questões de como equilibrar a capacidade de produção com a capacidade do consumidor. Possibilitando a análise do mercado com maior detalhamento buscando assertividade nos negócios.
Com a concorrência acelerada o marketing possui sem papel em destaque na busca por respostas para melhor atender o consumidor final. O marketing surgiu como ferramenta competitiva em busca de melhores resultados e eficiência do que se é ofertado ao cliente seja de bens ou serviços. A figura -1 abaixo representa como funciona a dinâmica do marketing. Sendo a mesma originária do inglês na década de 50 e traduzida para o português como “mercadologia”.
Imprescindível a compreensão dos fatores que influenciam na produção versus os fatores que influenciam no consumo. Ou seja, o equilíbrio no mercado acontece quando a capacidade de produção está afinada com a capacidade de consumo; logo, a economia torna-se estável. Devendo o marketing atuar com eficácia na retração ou ampliação de mercado conforme os objetivos traçados no planejamento estratégico da empresa.
Dinâmica do marketing.
Fonte: Livro-texto da disciplina de Gestão mercadológica – Uinsepe -
Essencial se pensar no marketing como grande potencial significativo para melhorar todos os fatores envolvidos no processo de estratégico de marketing. Sendo assim uma ferramenta com grande potencial para identificar mercados-alvo e suas segmentações. Sem dúvidas outro ponto a se levar em consideração é que o marketing no atual cenário para ser eficiente e eficaz precisa da internet para alcançar resultados positivos e interação maior com seus clientes.
Referencias:
Apostila da disciplina de Gestão mercadológica – Unisepe.
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