O que faz um Biólogo?
Embora muitos pensem que os biólogos trabalham apenas dando aula ou que são aqueles que coletam insetos e gostam de acampar. Não é bem assim. O biólogo é o profissional que estuda as mais diversas formas de vidas existentes. O biólogo ganha cada vez mais destaque com a crescente preocupação em relação ao meio ambiente. Nesse contexto ele observa e analisa como os problemas ambientais têm afetado diretamente os seres vivos. Esse profissional observa origens, desenvolvimentos, funcionamentos, reproduções e relacionamentos dos seres vivos com o meio ambiente em que vivem.
O biólogo pode trabalhar em: zoológicos, parques florestais e turísticos, institutos de pesquisas, indústrias farmacêuticas, laboratórios clínicos, assessoria ambiental para empresas, educação, órgãos públicos, entre outros.
O profissional da área pode atuar na arborização urbana, bioinformática, biologia forense, biorremediação, saúde pública, biologia marinha, controle de pragas, ecodesign, genética, zoologia, gestão ambiental.
O biólogo encontrará um mercado bem diversificado, dessa forma é necessária uma especialização e alguns diferenciais no currículo, como língua estrangeira e experiências ou pesquisas adquiridas nos estágios da faculdade.
Curso de Biologia
O curso de Biologia é voltado para o estudo das mais diversas formas de vida, sua origem, evolução, estrutura e funcionamento, e as relações entre os seres vivos, os organismos e o meio ambiente, quem quer seguir na profissão de Biologia tem dois caminhos: o bacharelado ou a licenciatura.
Bacharelado – habilitação para trabalhar em indústrias e pesquisa, podendo atuar em empresas públicas ou privadas.
Licenciatura – habilitação para dar aulas de ciências em escolas do ensino fundamental e de biologia no ensino médio.
Em qualquer uma das modalidades o curso tem duração 4 anos, divididos em oito semestres. Iniciando com matérias de introdução aos conceitos básicos da biologia. Depois avançando para as matérias como: anatomia humana, botânica, genética e biodiversidade, microbiologia e zoologia.
Algumas especializações da área
Após a formação na graduação, os profissionais da biologia podem fazer especializações em diversas áreas, tais como:
- Arborização Urbana e Paisagismo: esse curso permite ao profissional desenvolver atividades relacionadas à elaboração de projetos paisagísticos ecológicos, além da beleza estética, manutenção e renovação dos fluxos das águas, da biodiversidade e das pessoas.
- Licenciamento e Gestão Ambiental: habilita o profissional para realizar atividades relacionadas à gestão ambiental no âmbito urbano e rural, possibilitando a participação nos processos de licenciamento e gestão ambiental junto aos órgãos competentes, desde o planejamento até a fase posterior a concessão de licenças e autorizações, contemplando os estudos necessários, a gestão dos recursos hídricos e florestais, a avaliação de impacto ambiental e ações para controle.
- Inventário Florestal Avançado: ensina procedimentos para obter informações sobre as características das florestas e de muitas outras áreas sobre as quais a floresta está desenvolvendo.
- Geoprocessamento e Gestão Ambiental: processa dados geograficamente referenciados, permitindo uma abordagem integrada de grandes bancos de dados, possibilitando a análise matemática e estatística desses dados, essencial ao gerenciamento dos recursos naturais e para um melhor manejo do ambiente de forma sustentável.
- Biologia Marinha e Oceanografia Biológica: responsável pelo estudo dos seres vivos que têm o meio marinho como habitat, bem como dos fatores bióticos e abióticos que formam o campo de estudo.
- Genética: responsável pelas pesquisas e pelos experimentos relacionados ao mapeamento genético e ao uso de células-tronco. O profissional especializado nesse campo tem habilidade para realizar exames de diagnósticos de doenças genéticas.
Compartilhe em suas redes