junho 5, 2023
O futuro da área de Gestão de pessoas – em tempos pós pandemia
O mundo se transforma constantemente, e no mudo empresarial é essencial o aprimoramento constante.
O mundo corporativo pós-pandemia se adaptou a uma nova realidade, como o trabalho híbrido e remoto, sendo essencial uma comunicação baseada na confiança e produtividade. O colaborador prioriza o bem-estar, qualidade de vida e gestão do tempo. Segundo o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, os transtornos mentais foram a terceira maior motivação para o afastamento do trabalho no país.
Dados que merecem o alarme das empresas, com o intuito de atrair e reter colaboradores visando a qualidade de vida e um clima organizacional direcionado na produtividade versus o bem-estar.
O futuro da área de gestão pessoas está em atrair e reter pessoas com modelos de gestão humanizados e alinhados aos objetivos empresariais versus os objetivos dos colaboradores. Essencial um modelo de gestão de pessoas focado na nova realidade - pós-pandemia, buscando o alinhamento da cultura organizacional norteada em um a cultura de pessoas.
O mundo se adaptou à nova realidade e os anseios por espaços abertos e qualidade de vida são priorizados. Podemos pensar então, que uma gestão de pessoas democrática se torna assertiva com o intuito de atrair e reter talentos no ambiente organizacional, com o foco de buscar uma gestão participativa no intuito de solucionar problemas e conflitos internos.
Essencial uma análise dos perfis dos colaboradores, como, por exemplo: idade, necessidade com relação à flexibilidade de horários, treinamentos necessários para aprimoramentos dos conhecimentos e os benefícios atrativos para o mesmo. Tal análise proporcionará uma gestão de pessoas humanizada e compartilhada, no sentido de compreender as reais necessidades dos colaboradores.
A gestão de pessoas do futuro deverá atrair e manter talentos de acordo com a cultura e as necessidades da empresa e como efeito (impacto) o colaborador se sentirá parte integrante do time e irá se comprometer com as metas empresariais. Pois sentir-se valorizado parte do ponto de observação e reflexão da área de gestão de pessoas sobre as reais necessidades dos colaboradores.
O futuro da área de gestão de pessoas é baseado em uma gestão democrática/participativa, tendo a responsabilidade compartilhada pelas metas empresariais a serem atingidas versus os objetivos profissionais dos colaboradores. É papel da área de gestão de pessoas se tornar um líder estratégico dentro da empresa, sendo um direcionador, possibilitando que todos se sintam respeitados e livres para opinar.
Professora: Aparecida Mendes May
Ms. Administração e Especialista em Gestão de Pessoas
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