Pedagogia

Pedagogia

É a área que trata dos princípios e métodos no ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais.

O Pedagogo preocupa-se em garantir e melhorar a qualidade da educação. Esse profissional tem dois grandes campos de atuação: Gestão Escolar e o Magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar educacionalmente os alunos. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, além de exercer o Magistério na Educação Básica, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de necessidades especiais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.
São diferenciais do Curso de Pedagogia da ASMEC:

  • Substancial formação e sólidos conhecimentos específicos para que garantem a atuação do Pedagogo com ética e competência no Magistério da Educação Básica (Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio – Magistério das Matérias Pedagógicas e Educação de Jovens e Adultos), na área de serviços e apoio escolar, na assessoria, na consultoria e no gerenciamento de processos pedagógicos nos mais diferentes ambientes educacionais, tanto em instituições particulares quanto em públicas.

MISSÃO DO CURSO 
Dentro dos objetivos mais amplos que regem o curso superior, o curso em questão, das Faculdades Integradas Asmec, reveste-se da missão de preparar os profissionais que na escola ou em outros espaços de atuação pedagógica possam assumir a responsabilidade de educar o homem.
Este curso entende que os pressupostos teóricos devem ser buscados, discutidos e analisados em suas implicações e contextos de origem para que possam ser reelaborados e utilizados na multiplicidade das práticas pedagógicas para as quais os educadores são exigidos na contemporaneidade.
Entende também, que a prática pedagógica é fonte inesgotável na geração de novos conhecimentos e novas teorias, e para tanto promove incentivos na área de pesquisa educacional, inserindo seus alunos em projetos multidisciplinares para a busca de novos conhecimentos, na perspectiva de que ensino e pesquisa caminham juntos, entrelaçados e interdependentes.
Entende ainda que a faculdade, apesar de ser o locus privilegiado da aquisição e construção do conhecimento, não deve se encastelar em seus muros, mas abrir-se para a comunidade participando e promovendo sob forma de parcerias, eventos, debates e projetos que possam contribuir com o desenvolvimento e a formação de educadores atuantes na região, no Estado e no País.

VISÃO DO CURSO

  • O curso em questão fundamenta-se em pressupostos que consolida uma visão social transformadora de mundo.
  • Concebe um profissional que, imerso em sua prática, busque confrontá-la com a teoria, e ao cotidiano retorne, revigorado pela reflexão e pela dúvida.