Psicologia Diretrizes para autores
1. Tipos de artigos
Trabalhos originais relacionados à Psicologia que se enquadrem nas seguintes categorias:
1. Relato de pesquisa: investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. Limitado a 10-15 laudas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.
2. Estudo teórico: análise de construtos teóricos, levando ao questionamento de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Limitado a 10-15 laudas, conforme as especificações do item 1.
3. Relato de experiência profissional: estudo de caso, com análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, com evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a atuação de psicólogos. Limitado a 10 laudas, conforme as especificações do item 1.
4. Comunicação breve: relato de pesquisa sucinto, mas complemento de uma investigação específica. Limitado a 7 laudas, conforme as especificações do item 1.
5. Nota técnica: descrição de instrumentos e técnicas originais de pesquisa. Limitada a 5 laudas.
6. Resenha: revisão crítica de obra recém-publicada, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. Limitada a 5 laudas.
7. Debate: registro de opiniões de pessoas envolvidas (direta ou indiretamente) em assuntos polêmicos. Limitado a 5 laudas.
2. Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
1. Seleção de artigos: o manuscrito que se enquadra nas categorias 1 a 7 acima descritas será avaliado quanto à originalidade, à relevância do tema e à qualidade da metodologia científica, bem como sua adequação às normas editoriais adotadas pela revista. Só serão aceitos para análise pressupondo-se que:
(a) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento com vistas à publicação no Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Psicologia: Fundamentos teóricos, históricos e epistemológicos do pensamento psicológico.
(b) qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal tenha autorizado previamente a citação.
2. Os materiais encaminhados devem ter um caráter inédito. O conteúdo do material enviado para publicação no Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Psicologia não pode ter sido publicado anteriormente, nem submetido para publicação em outro periódico ou outro meio de divulgação. Os conteúdos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.
3. Revisão por pareceristas. Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de Consultores ad hoc, a seu critério. Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades:
a) aceitação integral;
b) aceitação com reformulação;
c) recusa integral.
Em qualquer das possibilidades anteriormente mencionadas, os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos, sempre que possível, no prazo máximo de três meses a partir da data de seu recebimento. Os originais, mesmo quando recusados, não serão devolvidos.
Os procedimentos de revisão de linguagem poderão ser feitos pelo conselho Editorial da Revista. Quando este julgar necessárias modificações substanciais, que possam alterar a ideia do autor, este será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado pelo editor-revisor.
3. Direitos autorais: os direitos autorais dos artigos publicados pertencem ao Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Psicologia: Fundamentos teóricos, históricos e epistemológicos do pensamento psicológico. A reprodução total dos artigos desta Revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do Editor responsável pelo Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Psicologia. Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta Revista (partes do texto que excederem 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter a permissão escrita do(s) autor(es).
Manuscritos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações e se não for possível o manuscrito só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução no Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Psicologia: Fundamentos teóricos, históricos e epistemológicos do pensamento psicológico.
4 – Notas sobre o(s) autor(es): INCLUIR NO ARTIGO UMA NOTA DE RODAPÉ COM UMA BREVE DESCRIÇÃO (40-50 palavras) SOBRE AS ATIVIDADES ATUAIS DOS AUTORES E SUAS FORMAÇÕES.
5. Como enviar artigo
O trabalho para publicação deverá ser submetido eletronicamente no link ao final da dessa página.
6. Aspectos éticos:
Junto ao artigo deverá ser enviada uma carta em que o(s) autor(es) garantam que tenha havido consentimento das pessoas envolvidas nas amostras do trabalho, que a privacidade das pessoas envolvidas foi respeitada. No caso de pesquisas com humanos ou animais, deve constar que o trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da instituição, à qual estão vinculados os autores.
6.1. Unificar num único documento a carta de consentimento e o manuscrito a ser enviado.
7. Regras Editoriais
Os manuscritos serão aceitos em língua portuguesa, espanhola e inglesa.
Normas de publicação: o Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Psicologia: Fundamentos teóricos, históricos e epistemológicos do pensamento psicológico – adota normas de publicação da ABNT (2017).
Formatação: os artigos devem ser digitados no processador de texto MS Word em espaço de um e meio (incluindo tabelas e referências), em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, não excedendo 80 caracteres por linha e o número de páginas apropriado à categoria em que o trabalho se insere, paginado desde a folha de rosto personalizada, a qual receberá número de página 1. A página deverá ser tamanho carta ou A4, com formatação de margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda e direita de 3 cm. Paginação no fim da página à direita.
Devem ser evitadas notas de roda pé. Quando imprescindíveis, devem estar na mesma página. Parágrafos de uma frase ou oração única não devem ser usados.
7.1. Apresentação dos trabalhos
O manuscrito deve seguir a seguinte ordem:
1. Folha de rosto sem identificação, contendo apenas:
1.1 Título completo na língua em que o manuscrito foi preparado, não devendo exceder 15 palavras. O título deve ser pertinente, claro e pode ser criativo, informando ao leitor sobre o objetivo do artigo. Não deve incluir nomes de cidades, países ou outras informações geográficas.
1.2 Sugestão de título abreviado para cabeçalho, não devendo exceder 5 palavras.
1.3 Título completo em inglês, espanhol e português, compatível com o título na língua em que o manuscrito foi preparado.
2. Folha de rosto com identificação contendo:
2.1 Título completo na língua em que o manuscrito foi preparado.
2.2 Sugestão de título abreviado.
2.3 Título completo em inglês, compatível com o título na língua em que o manuscrito foi preparado.
2.4 Nome de cada um dos autores.
2.5 Nota de rodapé com afiliação institucional de cada um dos autores, cidade e a função atual.
2.6 Nota de rodapé com agradecimentos dos autores e informação sobre apoio institucional ao projeto.
2.7 Nota de rodapé com endereço eletrônico de todos os autores. O endereço eletrônico de todos os autores do manuscrito é obrigatório e deve ser informado para correspondência com o editor sobre a tramitação do manuscrito, incluindo telefone.
3. Folha contendo resumo, em português ou em espanhol.
3.1O resumo deve ter no máximo 150 palavras para trabalhos na categoria 1, 100 palavras para trabalhos nas categorias 2, 3, 4, e 7, e 50 palavras para trabalhos nas categorias 5. A categoria 6 não admite resumo.
3.2 O resumo não precisa incluir informações sobre a literatura da área, nem referências. O objetivo dever ser claro, informando, caso for apropriado, o problema, o método e as hipóteses do estudo. Para os relatos de pesquisa, o método deve oferecer informações breves sobre os participantes, instrumentos e procedimentos especiais utilizados. Apenas os resultados mais importantes, que respondem aos objetivos da pesquisa devem ser mencionados. O resumo de uma revisão crítica ou de um estudo teórico deve incluir: tópico tratado, objetivo, tese ou construto sob análise ou organizador do estudo, fontes usadas e conclusões.
3.3 Fornecer, após o resumo, de 3 a 5 palavras-chave na língua do manuscrito, em letras minúsculas e separadas com ponto e vírgula. Esses descritores facilitam a indexação dos trabalhos por categorias, como temas e áreas de pesquisa.
4. Folha contendo Abstract, em inglês, compatível com o texto do resumo.
4.1 O Abstract deve obedecer às mesmas especificações do resumo, seguido de keywords, compatíveis com as palavras-chaves.
4.2 O Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Psicologia: Fundamentos teóricos, históricos e epistemológicos do pensamento psicológico – tem como procedimento padrão fazer revisão final do Abstract, reservando-se o direito de corrigi-lo, se necessário. No entanto, recomenda-se que os autores solicitem a um colega bilíngue que revise o Abstract, antes de submeter o manuscrito. Este é um item muito importante de seu trabalho, pois, em caso de publicação, será disponibilizado em todos os indexadores da revista.
5. Estrutura do texto:
5.1 Títulos e subtítulos em todas as categorias de trabalho original. O texto deve ter uma organização clara e de fácil reconhecimento, sinalizada por títulos e subtítulos que reflitam a organização do trabalho. No caso de relatos de pesquisa, o manuscrito deverá apresentar: introdução, método, resultados e discussão.
5.2 Notas de rodapé. Devem ser evitadas sempre que possível. S não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismo arábicos no texto e listadas, após as referências, em página separada e intitulada de Notas.
5.3 Figuras e Tabelas. Estão inseridas ao longo do texto e indicadas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número respectivo ao qual se referem.
5.4 Citações dos autores. As citações de autores deverão se feitas de acordo com as normas da ABNT (2017), exemplificadas no item V. Todos os nomes de autores, cujos trabalhos forem citados, devem ser seguidos da data da publicação, na primeira vez que forem citados em cada parágrafo. No caso de transcrição na íntegra de um texto, a transcrição deve ser delimitada por aspas e a citação do autor seguida do número da página citada. Uma citação literal com 40 ou mais palavras deve ser apresentada em bloco próprio, começando em nova linha, com recuo de 5 espaços da margem, na posição de um novo parágrafo. O tamanho da fonte deve ser 12, como no restante do texto, espaçamento simples. Não use comandos como negrito ou itálicos nessa seção. Os grifos devem ser sublinhados.
5.5. O Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Psicologia: Fundamentos teóricos, históricos e epistemológicos do pensamento psicológico – recomenda que os autores revisem seu texto, observando ligação entre as seções e subtítulos utilizados. Parágrafos de frase única devem ser evitados, pois fragmentam o texto. O(s) objetivo(s) do estudo deve(m) ser claramente explicitado(s). Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer na seção de referências.
6. Anexos
Os anexos devem ser apresentados em uma nova página, após as referências, e numeradas consecutivamente. Os anexos devem ser indicados no texto, identificados pelas letras do alfabeto maiúsculas (A, B, C, e assim por diante) e intitulados adequadamente. Utilize anexos se isso for realmente imprescindível para a compreensão do texto.
7. Figuras
Devem ser apresentadas com as respectivas legendas ao longo do texto. Os títulos devem ser apresentados abaixo das figuras, sempre em letras minúsculas. Para assegurar qualidade de reprodução, as figuras contendo desenho deverão ser encaminhadas em qualidade para fotografia. Não produza figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si com a editoração da revista. Como a versão publicada não poderá exceder a largura de 17,5 o autor devera cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso a redução seja necessária.
8. Tabelas
Devem ser introduzidas ao longo do texto e em adequação com o que se pretende mencionar ou esclarecer. Devem ser elaboradas no MSWord e apresentadas em preto e branco. Os títulos das Tabelas deverão ser colocados no alto das mesmas, e devem indicar o conteúdo em até 15 palavras. A primeira letra de cada palavra do título das Tabelas deve ser escrita em letra maiúscula, sendo que as demais letras devem ser minúsculas. Não utilize letras maiúsculas, negritos ou itálicos dentro da Tabela, que não deve exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento.
8. Referências e citações no texto
Citações de autoria múltipla:
Dois autores: sempre que a obra for referida no corpo do texto, cite-os com “e”; caso a obra seja referida entre parênteses, cite os dois sobrenomes dos autores usando “&”, conforme exemplos abaixo:
“O método proposto por Bartholomeu e Montiel (1999)” OU “o método foi inicialmente proposto para o estudo da visão (Bartholomeu & Montiel, 1999)”.
De três a cinco autores: cite todos os autores na primeira citação, separados por vírgulas e com um “e” entre o penúltimo e o último sobrenomes, seguidos da data do estudo entre parênteses. A partir da segunda citação, utilizar o sobrenome do primeiro autor seguido de “e colaboradores” e da data.
Seis ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de “e colaboradores” e da data.
Inicie uma nova página para a seção de referências. Utilize espaço um e meio entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores. Sobrenomes dos autores não devem ser substituídos por traços ou travessões. As referências devem aparecer segundo as orientações da ABNT de 2017. Os exemplos abaixo podem auxiliar na organização do seu manuscrito.
9. Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
10. Submissões
Não é necessário cadastro no sistema para submissão. A revista recebe trabalhos dos alunos da instituição Unisepe, professores internos, colaboradores e pesquisadores externos. Apenas alunos nível graduação devem, obrigatoriamente, submeter trabalhos em coautoria com o (a) orientador(a).
11. Conselho Editorial
- Dra. Andréia Aparecida Barbosa (Coordenadora do CEPx)
- Dr. Luciano Fiscina (Coordenador do Curso de Psicologia)
- Dr. Mikael Cavallet (Representante do Corpo Docente)
- Dr. Renato de Araújo Cruz (Editor Colaborador)
- Ms. Ademar Oliveira (Editor Colaborador)
- Ms. Alessandro Aoki (Editor Colaborador)