” A organização do ciclo de alfabetização”
A educação brasileira tem passado por muitas mudanças e transformações na tentativa de minimizar os altos índices de fracasso escolar ao final do ensino fundamental. Dentre essas mudanças, podemos destacar a implantação da Lei n. 11.274, de 06 de fevereiro de 2006, que dispõe sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.
Para falar da organização do ciclo de alfabetização vamos refletir sobre a fala de Cruz:
O Ciclo de Alfabetização se constitui, sob o nosso ponto de vista, como um espaço com inúmeras possibilidades para que toda criança em processo de alfabetização possa construir conhecimentos diversificados e multifacetados de forma contínua ao longo dos três anos. A delimitação clara dos conhecimentos a serem construídos para a garantia dessas apropriações, [...], é o ponto de partida, mas é a prática do professor que, de fato, pode possibilitar que as intenções educativas se concretizem. (CRUZ, 2012, p. 7).
Ao entrar no ciclo de alfabetização a criança de seis anos inicia um processo importantíssimo de sistematização de conhecimentos que já fazem parte de sua vida desde o nascimento. As crianças oriundas da Educação Infantil, etapa obrigatória para quatro e cinco anos de idade, já possuem uma bagagem enorme de conhecimentos acerca da língua, do mundo ao redor e de si. No entanto, a entrada no ensino fundamental traz mudanças significativas para esses alunos.
O ciclo de alfabetização se constitui pelos três primeiros anos do ensino fundamental. Em 2010 foi publicada uma Resolução CNE/CEB nº 7/2010 que define os objetivos que devem ser assegurados ao final do ciclo:
Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:
- A alfabetização e o letramento;
- O desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, da Ciência, da História e da Geografia. (BRASIL, 2010, p. 8).
Ao ingressar no primeiro ano do ensino fundamental, aos seis anos de idade, espera-se que a criança inicie o processo de apropriação do sistema de escrita alfabética e compreenda os significados e usos da escrita no seu dia a dia. Para que possamos pensar nesse processo de apropriação, é preciso pensar em alfabetização e letramento. Mas esses serão conceitos para uma novo conversa.
Quer saber mais? Vem fazer Pedagogia na UNISEPE/UNIVR!!!
Compartilhe em suas redes