Educação Psicomotora em tempos de Isolamento Social
Olá, você sabe o que é Educação Psicomotora? Eu sou o prof. coord. Danillo Sakuma do curso de Educação Física da UNISEPE-UNIVR e, hoje iremos falar sobre a Educação Psicomotora em tempos de Isolamento Social.
A Educação Psicomotora tem como objetivo estimular as habilidades motoras, possibilitando gestos e posturas corporais e relacionais, na manipulação de objetos e nas habilidades como correr, saltar, escalar, rolar, girar, se pendurar entre outros gestos que podemos realizar individualmente e em conjunto. Desenvolvendo o corpo de maneira íntegra, em seus aspectos motores, cognitivos e socioafetivos.
A infância e a adolescência são os períodos mais importantes do desenvolvimento humano onde a assimilação de novos ensinamentos corporais são absorvidos e compreendidos com maior facilidade, sendo um momento de correção entre os gestos motores e intelectuais.
É pelos gestos que a criança melhor se comunica, expressando seus desejos e a afetividade tão natural nesta etapa da vida. Estimulando essa naturalidade motora é que contribuímos com a construção da linguagem e aprendizagem social.
É na educação infantil que a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e os organizando para o entendimento do seu esquema corporal e, em momentos de isolamento social como vivemos hoje, todo esse processo é comprometido.
A falta de contato com outras crianças em um ambiente que estimule e proporcione experiências do gesto motor, é um tema que vem sendo abordado em estudos que mostram que além de um subdesenvolvimento das habilidades motoras, também pode haver um comprometimento das funções cognitivas e emocionais.
As escolas, os esportes e os encontros sociais são importantes para que essas experiências ocorram de maneira natural durante essa fase da vida e, infelizmente neste momento com esse processo comprometido é importante buscarmos maneiras de suprir essas vivências aos pequenos.
Bons exemplos de atividades são aquelas de caráter recreativo, que busquem favorecer o desenvolvimento corporal, mental, a consolidação de hábitos, a melhoria da aptidão física, a criatividade, a socialização e, assim contribuindo com uma boa educação psicomotora.
Não esqueça de curtir e compartilhar com os amigos e até a próxima!
Prof. Coord. Danillo Y. F. Sakuma
Compartilhe em suas redes