Enfermagem e o Mercado de Trabalho
A enfermagem é uma ciência direcionada ao cuidado do Ser Humano, com meta em promover, manter e/ou recuperar a saúde do indivíduo, família e comunidade. O enfermeiro presta cuidados mais complexos, como, por exemplo, assistência de enfermagem a pacientes com doença grave e atua como líder de equipe.
Considerada como a “espinha dorsal do sistema de saúde”, a enfermagem é essencial para manutenção dos serviços de saúde. Com o lema “Onde há vida, há enfermagem”, 2020 será um ano marcante na história da profissão, uma vez que o Brasil aderiu à campanha global Nursing Now que tem como objetivo fortalecer a educação em enfermagem com foco na liderança, no empoderamento profissional e no protagonismo da enfermagem na saúde. Ademais, destaca-se que nas últimas décadas, a profissão tem sido cada vez mais reconhecida como prática determinante e determinada no cenário mundial, o que pode ser comprovado pela atuação dos profissionais de enfermagem no combate ao novo coronavírus.
No mercado de trabalho, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN, 2018) destaca que a profissão está em expansão e que existem quatro grandes áreas relacionadas ao campo de atuação profissional: Assistência Direta ao Paciente; Gestão; Docência/Pesquisa; Empreendedorismo.
Na Assistência Direta ao Paciente, o enfermeiro pode atuar em redes hospitalares, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento pré-hospitalar em urgência e emergência (SAMU), atenção domiciliar (home care), assistência na área de transplantes de órgãos e serviços especializados.
Na Gestão, o enfermeiro tem a possibilidade de assumir cargos de coordenação nas unidades hospitalares, unidades básicas de saúde, secretarias de saúde do estado/município e universidades. Na Docência e Pesquisa, o enfermeiro pode atuar no ensino profissional de nível médio, de graduação e pós-graduação, assim como em laboratórios de pesquisa e em empresas.
Na área do Empreendedorismo, o enfermeiro pode atuar promovendo saúde à população ou dedicando-se à sua recuperação, com atendimentos em consultórios particulares, no domicílio (home care) e em cooperativas (terceirização de mão de obra), consultorias e auditorias como autônomo ou em empresas, atendimento em eventos (dairy care), ensino (proprietário) ou prestação de serviços especializados: clínicas de vacinação, amamentação, esterilização de material médico-hospitalar, transporte de pacientes, aluguel de equipamentos e comercialização de produtos da área hospitalar.
Em Registro-SP, o curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Vale do Ribeira (UNIVR) iniciou suas atividades em 2007 e é o único oferecido na região. Avaliado com conceito quatro pelo Ministério da Educação (MEC), o curso tem cinco anos de duração e contribui de forma significativa para a formação de futuros profissionais da região e de outras localidades.
A UNIVR oferece excelente infraestrutura e possui quadro de professores mestres e doutores dedicados à formação de profissionais qualificados para o exercício da enfermagem. As atividades didáticas do curso ocorrem predominantemente no período noturno, por meio de aulas teóricas e práticas. O estágio curricular é realizado na rede hospitalar e na rede básica de saúde de Registro e região, sob a supervisão de professores qualificados e especialistas nas áreas em que são oferecidos os estágios. O curso ainda oferece atividades de pesquisa e extensão universitária.
Se você gosta de “cuidar de gente”, a enfermagem é a profissão certa!
Autora: Deise Aparecida Carminatte
Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Vale do Ribeira
E-mail: enfermagem@scelisul.com.br
Contato: (13) 3828-2840
#DOCÊNCIA, #EMPREENDEDORISMO, #ENFERMAGEM, #FACULDADE, #GESTÃO, #GRADUAÇÃOEMENFERMAGEM, #PESQUISA, #REGISTROSP, #UNISEPE, #UNIVERSIDADE, #UNIVR
Compartilhe em suas redes