maio 18, 2022
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O marketing versus o marketing digital

Professora: Ms. Aparecida Mendes   O marketing evoluiu ao longo dos tempos e não apenas visto como propagandas nas telas da tv ou outdoors. Kotler e Keller (2009, p. 27), define o marketing de modo claro, trata-se de “um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta de produtos de valor com outros”.  A American Marketing Association (AMA), ou Associação Americana de Marketing, em tradução para o português, compreende o marketing como uma atividade ou grupo de instituições e processos com a finalidade de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de valor para os consumidores, clientes, parceiros e a sociedade. (AMERICAN MARKETING ASSOCIATION, 2013).  Fato é que a para que as empresas sobrevivam no mercado altamente dinâmico é essencial ter a sensibilidade e compreensão sobre os anseios de seus clientes ou seja, o que o mesmo realmente necessita. Outro ponto relevante a se analisar é a forma de como o marketing chegará aos seus clientes. De modo claro podemos dizer que é o meio utilizado (transmissor) da informação para a mensagem seja transmitida e chegue ao cliente de modo claro e sem ruídos.  Nos dias atuais muito se fala sobre marketing digital, ferramenta que se adaptou no decorrer dos anos com o avanço tecnológico. O Marketing sempre esteve presente nas empresas, mas hoje, com a Internet, sua abrangência aumentou, conquistando pessoas no mundo todo independente de sua localização.  Com todo o avanço tecnológico e o mundo totalmente informatizado os consumidores buscam suprir suas necessidades com certa rapidez e agilidade.  E segundo Torres (2009, p. 30), o consumidor, quando conectado à Internet, tem basicamente três necessidades que são como um ponto de partida para compreender seu comportamento. Sendo elas: informação, diversão e relacionamento. Esse consumidor é o mesmo se comparado ao ambiente real, seu comportamento online reflete seus desejos e valores que ele traz de sua experiência na sociedade. Portanto, as mudanças online dependem das mudanças da sociedade. A grande diferença é que, por meio da internet, alguns comportamentos e desejos antes reprimidos podem ser expressos sem reprimendas de alguns grupos de interesse (TORRES, 2009, p. 62). Fato é que as ações de marketing devem priorizar as necessidades dos clientes visando uma parceria entre a empresa e o cliente. Devendo a marca demonstrar sua autenticidade e ética sobre o seu valor.   Referencias:  Apostila da disciplina de Gestão mercadológica – Uinsepe. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2009. KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 TORRES, Cláudio. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009

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