março 30, 2022
O papel da História na construção da Administração
Prof. Dr. Octávio Forti Neto
O estudo da administração envolve raízes históricas importantes que remontam a mais ou menos 6.000 anos A.C. Nesse pequeno texto, vamos citar os principais períodos históricos da administração e o que cada um contribuiu para que pudéssemos ter o sentido atual da administração.
Inicialmente, as raízes da administração envolvem, sobretudo, o surgimento das cidades e a necessidade de administradores para as obras públicas. Nesse sentido, a quantidade de água para irrigação também acabou sendo um importante movimento das cidades na busca de alimentar suas populações. Além disso, o controle da contabilidade da cidade ou territórios também era feito em argilas, sendo considerado os primeiros livros primitivos de contabilidade.
Povos como o Egito foram importantes nesse processo. A construção das pirâmides, por exemplo, ocorreu por volta de 3.100 A.C.. Isso envolveu cerca de 2.300 blocos. E levou cerca de 23 anos para ser construída. Cada bloco da pirâmide pesa cerca de 2,5 toneladas. Para a gestão das construções era necessário um planejamento administrativo. Além disso, também havia a necessidade de exércitos assalariados.
Outros povos também foram importantes como os babilônicos e Assírios com o código de Hamurabi e o sistema de logística do exército. A China também contribuiu com manual de planejamento, estratégias militares e doutrina da meritocracia. A seguir, vamos ver um pouco mais sobre a Grécia, a Roma e o período do Renascentismo.
- Grécia
- Democracia: igualdade perante a lei, participações em assembleias, reuniões periódicas, os autos funcionários do Estado, os estrategos e os membros das comissões temporárias eram incumbidos de tarefas especiais; (todos eleitos)
- Ética: Ideia de responsabilidade dos políticos (administradores da pólis). Administrar as cidades segundo os princípios da ética.
- Método: investigação sistemática ao invés da mitologia. Usado hoje na administração científica – estudo sistemático das tarefas e o entendimento de que a técnica é apenas uma aplicação particular de princípio geral;
- Qualidade: melhor que se pode fazer em qualquer campo de atuação. Superioridade em relação ao semelhante.
- Roma
- Império multifuncional: extensos territórios acarretavam sistemas públicos, de coleta de impostos, de manutenção de funcionários civis e militares e rede de estradas. Por isso da criação de instituições e vários níveis governamentais reis, imperadores, césares, cônsules, magistrados, governadores de província e outros funcionários.
- Exército: Avanços em termos de organização, tais como alistamento de profissionais, regulamentação, burocratização, planos de carreira. Os centuriões formaram a primeira corporação de oficiais profissionais da história. Comando em campanha, motivação dos soldados e transmissão do código de disciplina eram suas principais responsabilidades.
- Grandes empresas privadas: os coletores de impostos arrendavam o direito de recolher os impostos das colônias e remuneravam o Estado. Para explorar esse mercado criaram –se grandes empresas sob a forma de sociedade por ações. Assembleias de acionistas escolhiam um presidente, que era assessorado por um conselho administrativo.
- Renascimento
Compartilhe em suas redes