julho 19, 2021

O PAPEL DO GESTOR EM SITUAÇÕES DE CONFLITOS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

Título: A importância de se fazer benchmarking para o sucesso da empresa

As organizações estão cada vez mais em busca de ferramentas que possam lhe gerar melhor produtividade e, assim, lucratividade. Não se precisa inventar a roda para desenvolver algumas ferramentas em sua organização, basta aplicar o benchmarking.

O que é benchmarking?

Benchmarking nada mais  é que um processo de estudo e avaliação de concorrência, podendo envolver uma análise das melhores práticas utilizadas por empresas de um mesmo setor e que podem ser replicadas para outras organizações. É uma ferramenta que permite responder: Como estou em relação à concorrência? Os resultados alcançados são satisfatórios? Como aumentar a produtividade e eficiência da minha organização?

Quais são os benefícios do Benchmarking?

A seguir indicamos alguns importantes para sua organização:

  • Descobrir práticas de sucesso de empresas renomadas em determinado assunto;
  • Buscar novas tendências;
  • Coletar novas referências de empresas que atuam no mesmo setor;
  • Melhorar seus processos e práticas empresariais;
  • Motivar sua equipe para atingir resultados;
  • Adquirir maior conhecimento do mercado;
  • Aprender com quem passou pelos mesmos desafios;
  • Reduzir custos, aumentar a produtividade e ampliar a margem de lucro.

Importante considerar que nem tudo que a concorrência faz é bom. Pois, muitas vezes, o que funciona para um concorrente não é adequado para a sua organização. Além do mais, atente-se sobre implementar metodologias e práticas observadas ao contexto da sua empresa. Não podemos pensar em fazer apenais um copia e cola dos sistemas, processos e rotinas, pois conduzirá a resultados ineficazes. Por isso, filtre as informações e foque em resultado no curto ou médio prazo. Não perca a visão do seu negócio, pois ele é único na forma como ele é caracterizado.

Como fazer benchmarking?

A seguir, alguns passos importantes para avançar nessa ferramenta tão importante para as organizações.

  1. Pesquisa de campo

O primeiro ponto é levantar o problema que a empresa está enfrentando. Selecione métricas, fatos e dados que possam ser comparados com concorrentes e outras empresas.

  1. Eventos

O segundo ponto envolve ir aos eventos, meetups, conferências e feiras de negócios. Elas costumam ter uma motivação estabelecida. O mercado está em constante mutação, por isso procure:

    • palestras com as últimas tendências sobre um assunto;
    • Consultas a fornecedores sobre as últimas tecnologias e soluções para sua empresa;

  • uma rede de relacionamento com outros empresários do setor.

  1. Visitas presenciais

O terceiro ponto são as visitas. É possível vivenciar processos, práticas e metodologias da operação e observá-las na prática. Além de conversar com alguma liderança. Busque empresas de segmentos de negócio similares. Participe de associações empresariais. Insira-se em comunidades e grupos como Facebook e LinkedIn. 

  1. Mentorias

O último passo são as mentorias. Diferente de uma consultoria – que desenvolve uma solução específica para o problema de uma empresa – a mentoria  tem como objetivo compartilhar conhecimento a partir de quem já passou por desafios similares. Dessa forma, a ideia é mostrar o caminho de superação. Buscar mentores pode ajudar você e seu negócio a compreender quais os próximos passos tomar ou a resolver gargalos no processo.

E, assim, você viu um pouco mais sobre o benchmarking. Até a próxima.

Autoria: Prof. Dr. Octávio Forti Neto – Coordenador dos cursos de Administração, Logística, processos gerenciais e Recursos Humanos do Centro Universitário do Vale do Ribeira.

Compartilhe em suas redes


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Curta nosso face