O que é Branding?
Profª Helen Fabiani
Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão da marca que tem como objetivo de torna-la mais reconhecida e presente no mercado. Essa estratégia busca despertar sensações e criar conexões fortes, que serão fatores relevantes no momento da decisão de compra do cliente.
Embora muitas vezes o branding e o posicionamento da marca sejam confundido, eles são diferentes. A diferença está basicamente na amplitude das ações. O branding exige uma abordagem integral, com objetivos variados e compreende o posicionamento da marca que está relacionado com a imagem que a empresa deseja construir junto ao seu público.
Nenhuma marca se tornará forte sem estratégia. As estratégias de branding envolvem:
- Construção ou reformulação da marca: pensar na identidade visual e no posicionamento da marca. Para isso é preciso identificar as características, necessidades, desejos, problemas e interesses dos clientes para, então, usar essas informações a favor da sua estratégia de branding.
- Ponto de venda: é o local onde o público tem contato com a empresa e seus produtos e serviços. Nem sempre são lojas próprias, nem sempre são físicas, seja como for é preciso cuidar da aparência da marca para favorecer a conexão com os clientes.
- Marketing de conteúdo: a oferta de conteúdo de valor se mostra a mais efetiva para envolver o público e construir uma imagem positiva em torno da marca.
- Redes sociais: é nelas que grande parte dos clientes consome conteúdo, compartilha, comenta e reclama das marcas. Por isso alguns compromissos devem ser assumidos como usar as publicações para: reforçar sua identidade visual, com destaque para o logo e as cores; para reforçar seu posicionamento, dando ênfase aos valores e à personalidade da marca; entregar conteúdo de valor, para que as pessoas se sintam atendidas em suas necessidades; interagir com a audiência, respondendo a todos os comentários, especialmente os negativos.
- Marketing promocional: são pequenos agrados que a empresa pode fazer para conquistar o apreço de seus consumidores. Eles passam aquela ideia de preocupação com o público, além de servirem como estímulo para que conheçam e experimentem as suas soluções.
- Marketing de experiência: são ações que mexem com os sentidos do consumidor, despertam sentimentos, provocam ações e pensamentos.
- Endomarketing: representa garantir que a mensagem transmitida pela empresa seja única, pois o branding envolve não só o público externo como o interno.
Compartilhe em suas redes