O que é computação em nuvem?
A computação em nuvem é o uso de hardware e software para entregar um serviço através de uma rede que geralmente é a Internet. Os smartphones são um exemplo de hardware de computação avançada com muitos aplicativos de computação em nuvem. Provedores de serviços de e-mail, como Google Gmail e Microsoft Outlook, são exemplos de uso da computação em nuvem para armazenar mensagens. Muitas vezes, os vídeos e fotos que capturamos em nossos telefones não são 100% armazenados localmente devido a limitações de armazenamento de hardware do telefone. Os telefones são dispositivos de computação em rede que enviam dados de e-mail e outros aplicativos por meio de uma conexão com a Internet para um servidor hospedado por partes como Google, Microsoft ou Apple. A computação em nuvem serve como a base das tecnologias da Indústria 4.0
Como as empresas usam a computação em nuvem?
Os aplicativos de computação em nuvem agilizam determinados processos gerenciais e operacionais. Por exemplo, os aplicativos de computação em nuvem centralizam o armazenamento de dados, a largura de banda e o processamento, o que significa que os usuários individuais não precisam instalar aplicativos pessoalmente em seus notebook ou estações de trabalho. Os usuários simplesmente os acessam da nuvem. Também há troca de informações em tempo real em aplicativos em nuvem, como o Slack, que promove um ambiente de colaboração e integração no trabalho.
Uma das principais preocupações das empresas é que a nuvem apresenta maiores riscos de segurança porque terceiros controlam o servidor onde os dados são armazenados. Em contraste com essa crença, a nuvem vem com seu próprio conjunto de vantagens de segurança, como o acionamento de atualizações contínuas que melhoram a segurança da infraestrutura. Embora diferente, a computação em nuvem mitiga o risco de maneira diferente da hospedagem local e oferece vários benefícios operacionais. Ele reduz a despesa de contratar alguém para gerenciar um servidor local, melhora a escalabilidade e aumenta a confiabilidade dos processos. As informações armazenadas por meio da computação em nuvem são raramente perdidas.
Como a computação em nuvem é usada na Indústria 4.0?
Na Indústria 4.0, as empresas com cadeias de suprimentos colaborativas se beneficiam do uso da nuvem de várias maneiras. A visibilidade em tempo real de informações centralizadas por várias partes ao longo da cadeia de suprimentos permite que o gerenciamento adote uma abordagem mais proativa. Se as condições mudarem ou surgir um problema, as organizações podem reagir com agilidade para garantir e ajustar a eficiência, reduzindo o risco de problemas recorrentes.
Entre as cinco principais tecnologias da Indústria 4.0 implementadas pelos fabricantes, a computação em nuvem tem uma taxa de adoção de 85%. A Intel e a Oracle conduziram uma pesquisa com 1.200 gerentes de empresas de manufatura globais de médio a grande porte e descobriram que 60% acreditam que a infraestrutura de nuvem é uma necessidade para liberar todo o potencial das tecnologias da Indústria 4.0.
A computação em nuvem é vital para todas as outras tecnologias da Indústria 4.0. As outras tecnologias gerenciadas pela infraestrutura de computação em nuvem diferem dependendo da indústria. Por exemplo, manufatura e automotivo veem a robótica avançada e o aprendizado de máquina (ML) como cada vez mais importantes para linhas de montagem e veículos autônomos.
A Internet das Coisas (IoT) aproveita a computação em nuvem de maneira fundamental para alterar o transporte e a logística, removendo diferentes procedimentos de pessoa para pessoa e substituindo-os pela intercomunicação de máquina para dispositivo. Isso também é conhecido como Internet Industrial das Coisas (IIoT).
O gerenciamento de frota é mais fácil com infraestrutura de computação em nuvem e outras tecnologias da Indústria 4.0, como rastreamento de localização. Não procure mais do que a telemetria avançada que capacita fabricantes e varejistas a rastrear itens únicos em sua cadeia de suprimentos (usando rastreamento de localização), enquanto eles gerenciam toda a cadeia de suprimentos em tempo real. Para uma empresa, um sistema de gerenciamento de frota baseado em nuvem com relatórios de dados em tempo real sobre disponibilidade, manutenção, status de manutenção e quilometragem torna-se uma ferramenta para adaptação às condições do mundo real que às vezes não são confiáveis. O gerenciamento de problemas se torna muito mais fácil com uma infraestrutura ou plataforma de computação em nuvem.
Resumindo
A computação em nuvem é para a Indústria 4.0 o que a máquina a vapor foi para a 1ª revolução industrial. Ela permite uma comunicação eficiente da cadeia de suprimentos e apresenta a oportunidade de liberar todo o potencial das tecnologias, que estavam sem comunicação. Em uma escala de todo o setor, é importante que as empresas adotem a computação em nuvem, pois é a base para toda a inovação impulsionada pela Indústria 4.0
Compartilhe em suas redes