Plantão psicológico: implicações de implementação em cidade do interior de São Paulo/SP
O plantão psicológico é uma modalidade de atendimento que teve seu início em meados de 1969. Configura-se como um atendimento no formato de acolhimento, escuta da pessoa no momento exato do sofrimento, seja ele físico, mental, social, familiar, profissional. Não tem duração determinada, mas caracteriza-se por um atendimento breve com o objetivo final de que o cliente se sinta acolhido psicologicamente em sua demanda. Esta modalidade de atendimento vem se ampliando mundialmente, o objetivo deste trabalho é o relato de experiência da implementação deste serviço psicológico na Policlínica IESEP vinculada ao Centro Universitário do Vale do Ribeira (UNIVR) localizado na cidade de Registro/SP/Br, que se encontra no litoral sul do Estado de São Paulo com uma população estimada em 56 mil habitantes, que tem disponível poucas ofertas de atendimento psicológico, de forma que as Unidades Básicas de Saúde tem filas de espera com média de 2 anos de espera e 200 pessoas em solicitação para tal serviço.
Em outubro de 2019 realizou-se a implementação do Serviço de Plantão Psicológico. Foram capacitados 30 alunos do último ano da graduação em Psicologia (a 1a. turma de psicologia da Instituição). Percebemos que o fator positivo desta ação foi a ampliação das formas, não apenas, de atendimento psicológico, como também dos encaminhamentos possíveis para os clientes, pois a atuação em uma policlínica permite direcionar para atendimentos integrados com as equipes de enfermagem, nutrição, fisioterapia, educação física. Contudo perpassamos alguns desafios a serem enfrentados para ampliação e pleno funcionamento do serviço, tais como capacitação dos estagiários e profissionais que atuam na policlínica, por além da psicologia.
Construção de coletivos de alunos, professores, profissionais de saúde da região, gestores para divulgação do serviço. Formação continuada para atendimentos breves, porém que envolvem reuniões com maior sistemática com profissionais de toda a região do Vale do Ribeira. Desta forma conseguiremos enfrentar desafios tais como conhecimento da população a respeito do serviço a fim de utilizar este espaço, como também diminuir as longas filas de esperas por atendimento psicológico. Desta forma esperamos contribuir para psicologia disseminando nossas facilidades e dificuldades com o serviço.
#centrouniversitario, #FACULDADE, #graduacao, #PSICOLOGIA, #psicologiaclinica, #psicologiaonline, #unisepeeducacional
Compartilhe em suas redes