Práticas Integrativas
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são recursos terapêuticos alternativos voltados para prevenir diversas doenças, como depressão, ansiedade e até mesmo hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como recursos terapêuticos paliativos para algumas doenças crônicas.
Em 2006, quando foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), o Sistema Único de Saúde (SUS) ofertava apenas cinco procedimentos. A partir de 2017, quando sua forma integral e gratuita de atendimento realmente passou a ser difundida, os 29 procedimentos de PICS foram bem aceitos pela população.
Os atendimentos começam na Atenção Básica, porta de entrada para o SUS, sempre baseados em evidências científicas e estudos, mostrando os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.
Deste modo, inúmeros profissionais capacitados vêm sendo absorvidos por hospitais e centros de saúde. Isso demonstra que a valorização dos profissionais que detêm o conhecimento da medicina terapêutica alternativa é cada vez maior.
O mercado de terapia alternativa vem crescendo ano após ano. As pessoas buscam cada vez mais recursos terapêuticos alternativos para tratar e minimizar o estresse do dia a dia ou associá-los à medicina ocidental. O Tecnólogo em Estética e Cosmética tem como uma de suas áreas de atuação as práticas integrativas em saúde e terapias alternativas, sendo um dos profissionais habilitados para o atendimento de humanização em saúde e bem-estar por deter o conhecimento de técnicas em massofilaxia, bases em naturoterapia e terapias alternativas e complementares.
Conheça o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIVR e venha fazer parte deste mundo incrível da saúde e do bem-estar!
#atenção básica, #estética, #estética e cosmética, #faculdade de estética, #faculdade em registro sp, #pics, #práticas integrativas, #registro sp, #sus, #UNIVR
Compartilhe em suas redes