Consequências do Desmame e Introdução Alimentar precoce em lactentes.
O aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento infantil, devido a sua composição nutricional, que além de garantir de forma completa todos os nutrientes necessários para a fisiologia dos lactentes, os protegem de futuras doenças, alergias e até mesmo a morte.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) preconizam o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, não sendo recomendada a oferta de nenhum outro líquido, o leite materno tem a quantidade de água necessária que garante todo o suporte hídrico que o lactente necessita até os completos seis meses de vida.
A alimentação complementar realizada no tempo adequado é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança, visto que a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida estabelece uma prática indispensável para a sua saúde, a partir do sexto mês, apenas o leite materno não é o suficiente para suprir as necessidades nutricionais, sendo necessária a alimentação complementar.
A introdução alimentar antes dos seis meses pode levar a um comprometimento do desenvolvimento a curto e a longo prazo, deixando a criança mais vulnerável a infecções, a diarreias, desnutrição, aumentando o risco de alergias alimentares e respiratórias, podendo acarretar doenças crônicas na idade adulta, além disso, a introdução alimentar precoce faz com que a criança passe a mamar menos e consequentemente diminuindo a produção de leite pela mãe.
Portanto, é de competência da equipe de saúde instruir de forma correta as mães, seguindo os programas do governo sobre a alimentação complementar e aleitamento materno, sendo necessário o aperfeiçoamento constante destes profissionais acerca dos conhecimentos atuais sobre alimentação adequada infantil, visando o crescimento apropriado da criança,
Dentro desse contexto, ressaltamos a importância do profissional apto e capacitado a orientar e prescrever sobre uma alimentação adequada e ideal de acordo com as necessidades de cada pessoa, visando uma boa formação de hábitos alimentares, que é o nutricionista.
Autora: Amanda Cristina da Silva Azevedo. Aluna do 5º período do Curso Superior de Bacharelado em Nutrição da UNIVR de Registro/SP.
Referências bibliográficas
Consequências Do Desmame E Da Introdução Alimentar Precoce Em Lactentes. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 04, Vol. 10, pp. 140-167. Abril de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/nutricao/introducao-alimentar
Compartilhe em suas redes