Drenagem Linfática
A Drenagem Linfática (DL) é uma técnica de massagem manual que estimula o Sistema Linfático, tendo a função de bombear o líquido intersticial de volta à circulação sanguínea, eliminando o excesso de líquido. Esta técnica é realizada através de pressões suaves, vagarosas, pausadas e relaxantes, acompanhando a direção dos fluxos sanguíneos e linfáticos, de forma não alcançar a musculatura, nem causar dor e hematomas. Inicia –se pela região proximal, seguida da região distal, dessa forma, o sistema não se congestiona, uma vez que é esvaziado antes de retornar novos líquidos.
A linfa é derivada do líquido intersticial, um líquido viscoso e transparente, que flui para os vasos linfáticos. Sabe-se que o fluxo linfático é pequeno e o bombeamento ocorre pela contração intermitente das paredes dos vasos linfáticos (bomba linfática), além de fatores como a pulsação de artérias, peristaltismo visceral e respiratório, movimentos de partes do corpo, compressão do tecido por objetos externos e contração de músculos esqueléticos adjacentes aos vasos linfáticos. A bomba linfática fica bastante ativa durante o exercício físico, porém em períodos de inatividade o fluxo é quase nulo. Assim, o papel da Drenagem Linfática torna-se importante, uma vez que favorece o movimento da linfa de volta à circulação, coletando substâncias indesejáveis, além de estimular o Sistema Imune a combater ameaças.
Entre os principais benefícios do método estão o alívio de dor, ativação da circulação sanguínea, melhora de edema no período gestacional e tensão-menstrual, relaxamento muscular, reumatismo, estresse, entre outros. Na área da estética pode ser utilizada para tratamento de fibroedemagelóide e acnes, no favorecimento do processo de regeneração de cicatrizes hipertróficas e queloideanas, nos períodos pré e pós-operatório de cirurgia plástica e rejuvenescimento.
Assim a drenagem linfática tem ações terapêuticas e estéticas, contribuindo para a melhora da atuação dos sistemas imunológico, circulatório e linfático, promovendo bem-estar e melhora da qualidade de vida.
Referências Bibliográficas
OZOLINS, B.C.; MENDES, A.F.G.; PINTO, L.P.;ASSIS, I.B. Drenagem Linfática Clássica-
Revisão da Literatura. Revista Saúde em Foco, V.2018, p.319-323,2018.
GUYTON, Arthur C. ,HALL, John E. Tratado de Fisiologia Médica. V.1, 12 ed. 2011.433p.
Compartilhe em suas redes