A importância da Bananicultura
A banana (Musa spp.) é uma das frutas mais consumidas do mundo. As primeiras plantações da fruta surgiram na China, perto do século III. No ano de 2018, a banana teve uma produção mundial de 127,3 milhões de toneladas, onde 24% do total foi produzido na China. O Brasil, produziu 6,8 milhões de toneladas, sendo o quarto maior produtor do mundo, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A produção nacional, encontra-se, quase que em sua maioria, em quatro estados brasileiros. O Estado de São Paulo é o primeiro do ranking, com 15,7% do total produzido em 2018, seguido pela Bahia com 12,2%, Minas Gerais com 11,3% e Santa Catarina com 10.5%, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA).
No ano de 2019, a produção paulista foi de 1,1 milhão de toneladas, correspondendo por 19.3% do valor das frutas frescas do Estado (R$1,6 bilhão), valores que posicionam a fruta em primeiro lugar do grupo.
A região de Registro/SP, responde por mais de 65% da produção paulista. Dentro da região, os principais municípios produtores são Sete Barras, Jacupiranga, Miracatu e Eldorado. As principais variedades de bananas comercializadas no CEAGESP são: Figo, Maçã, Nanica climatizada, Ouro, Prata e da Terra.
A Banana é uma importante fonte de renda para algumas regiões do país, por isso tem uma grande importância na economia.
Para saber mais sobre o assunto e entender de vários assuntos de Agronomia, venha fazer o curso na Fater/Unisepe.
Compartilhe em suas redes