Educação Física Estágio curricular

O estágio supervisionado do curso de Bacharelado em Educação física da FPBe abrange as áreas: iniciação esportiva / lazer, qualidade de vida / exercícios para grupos especiais, alto rendimento, atividades aquáticas/ esportes de aventura. As atividades desenvolvidas serão acompanhadas e discutidas relacionando a teoria e a prática. Dessa forma, o discente terá a possibilidade de vivenciar a teoria e a prática de forma efetiva, preparando-se para os desafios da vida profissional.

Os estágios serão realizados nos 4 últimos semestres do curso com carga horária total de 688 horas. Segue abaixo a descrição dos estágios e a bibliografia sugerida:

Iniciação esportiva ou lazer (140 horas): Nesse estágio o aluno terá como objetivos identificar os processos de ensino-aprendizagem de modalidades esportivas visando o desenvolvimento dos fundamentos técnicos – táticos da modalidade e o desenvolvimento físico do praticante.

Qualidade de vida e exercícios para grupos especiais (160 horas): Neste estágio o aluno terá como objetivos promover melhora na qualidade de vida, bem como acompanhar as propostas de exercício voltadas ao tratamento das doenças através do exercício.

Alto rendimento (195 horas): Este estágio permite ao aluno aplicar avaliações e testes para identificar o nível de condicionamento dos atletas e a partir daí propor a realização de intervenções necessárias para aumentar a performance dos atletas/equipe.

Esportes aquáticos ou de aventura (193 horas): No estágio supervisionado em esportes aquáticos ou de aventura o aluno terá como objetivo participar do processo ensino-aprendizagem destas modalidades, além de vivenciar na prática os conceitos teóricos do esporte e também da interdisciplinaridade presente nos esportes realizados na natureza.

O curso possui convênio com diversas academias e projetos sociais esportivos oferecidos na região com uma enorme gama de modalidades que vão desde o futebol até o surf e que podem ser eleitas para a realização dos períodos de estágio.