maio 17, 2021

O PAPEL DO GESTOR EM SITUAÇÕES DE CONFLITOS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO.

Prof. Ms: Jacob Elias Mancio
  • Quais desafios o gestor enfrenta quando se depara com situações de conflitos na organização?
  • Como mediar conflitos na organização?
  • A imparcialidade do gestor em situações de conflitos.
  • As relações interpessoais no interior das organizações.

As últimas décadas têm nos revelado grandes mudanças no mundo corporativo. O chefe ganhou status de gestor e o funcionário ganhou status de colaborador. Quando analisamos ao pé da letra tais denominações, observamos que tanto o “antigo chefe” como o “antigo funcionário” passaram a ter novos significados dentro das organizações.   Se antes, o chefe era aquele sujeito que chefiava um grupo e o funcionário era aquele sujeito que funcionava, operando máquinas, hoje percebemos que tais conceitos já não se encaixam nesse mundo corporativo contemporâneo.

O gestor, hoje adquiriu status de profissional participativo, democrático e dialógico, bem como o colaborador ganhou status de parceiro da organização, sujeito que participa com a sua força de trabalho, visando a produtividade e o seu bem estar.

Os desafios que ora se apresentam para o gestor são muitos, considerando que as organizações adotaram o home office como forma de garantir a produtividade e não perder clientes. Palavras como responsabilidade; compromisso; resiliência; produtividade; organização; disciplina; assiduidade; trabalho em equipe; compartilhamento etc., são as exigências do mundo corporativo para todos os envolvidos nesse processo.

A mediação de conflitos nas organizações por parte do gestor é algo necessário e que fortalece muito a equipe. Por meio da mediação e do diálogo, o gestor tem a possibilidade de ouvir os envolvidos, direcionar o diálogo, propor a solução do problema e replanejar as suas ações como gestor. Nesse sentido, os conflitos servem de referência para o planejamento de novas ações com o intuito de corrigir rumos, fazendo com  que a equipe alcance as metas estabelecidas em relação à produtividade.

O gestor de RH ou gestor de pessoas desempenha um papel fundamental dentro da organização. Se considerarmos que as organizações funcionam como um sistema, e que qualquer falha que ocorra, seja por parte desse ou daquele departamento, implicará diretamente nos resultados finais, faz-se necessário que as pessoas estejam bem engajadas em relação à missão e à visão da organização.

Vale destacar o que diz Chiavetto (2004) sobre conflitos: O conflito acontece pela diferença entre os objetivos da organização e interesses pessoais do colaborador, e é parte inevitável da natureza humana; constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração. Nesse sentido a palavra conflito está associada ao antagonismo, e sobretudo ao não entendimento das pessoas, considerando que essas pessoas vêm de formações, lares, comunidades diferentes e carregam consigo valores também diferentes, o que faz pelo aspecto positivo a cultura organizacional ser muito mais diversa e pelo aspecto negativo os desafios serem muito maiores, pois o gestor terá que administrar todos esses aspectos que interferem diretamente no bom desenvolvimento da organização.

Cabe ao gestor primar pelo bom convívio das pessoas na organização, bem como dar vez e voz a todos que fazem parte dessa grande equipe de colaboradores, imprimindo assim uma gestão cada vez mais democrática e participativa.

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