O que é cashback?
Certamente, em alguma propaganda, você já deve ter visto ou ouvido falar de cashback, que é algo que traz benefícios e vantagens, embora não tenha te explicado o que ele é. Tentaremos explicar, em poucas palavras, o que realmente vem a ser cashback e se, de fato, ele possui tantas vantagens assim.
O assunto não é tão antigo assim. O cashback foi criado nos Estados Unidos em 1998 pela empresa E-bate. No Brasil, sua implementação iniciou-se em 2017 e sua consolidação se deu em meados de 2011. Neste período é que se iniciaram as propagandas das lojas em que eram anunciados produtos e serviços que devolviam valores que eram pagos nas compras. Como o próprio termo se justifica, trata-se de um sistema de retorno de crédito, que poderão ser utilizados tanto nas empresas, como forma de fidelização, como também, pelos cartões de crédito, para fomentar o consumo.
Considera-se que grande parte dos programas de cashback se fundamentam em programas de fidelidade, que praticam descontos e benefícios para aumentar o consumo, seja ele concentrado em uma determinada loja ou numa determinada bandeira de cartões.
Trata-se de um interessante programa e que concentra numa estrutura muito simples. Primeiramente, a empresa inscreve os participantes e poderá instituir percentuais de devolução, que poderão ser gradativos conforme o volume de compra, diferenciados a depender do produto adquirido, permitindo com que aqueles determinados valores sejam reutilizados nas compras subsequentes. Isto quer dizer que as regras que se aplicam ao cashback são variáveis, pois cada empresa possui a liberdade de estabelecer as suas próprias regras.
Gostou deste tema? Esses e tantos outros temas são abordados pelos nossos professores do curso de Tecnologia em Marketing da UNISEPE Educacional. Quer saber mais? Então venha para a UNISEPE e tenha acesso a conteúdos de qualidade, professores capacitados e uma infinidade de conteúdos para te capacitar para o futuro!
Compartilhe em suas redes