junho 13, 2022
O que é “Implante Coclear”?
O implante coclear é um dispositivo eletrônico que melhora a audição. Pode ser uma opção para pessoas com perda auditiva severa por danos no ouvido interno que não conseguem ouvir bem com aparelhos auditivos.
Ao contrário dos aparelhos auditivos, que amplificam o som, um implante coclear contorna partes danificadas do ouvido para enviar sinais sonoros ao nervo auditivo.
Os implantes cocleares usam um processador de som que se encaixa atrás da orelha. O processador capta os sinais sonoros e os envia para um receptor implantado sob a pele atrás da orelha. O receptor envia os sinais para eletrodos implantados na orelha interna que tem a forma de caracol (cóclea).
Os sinais estimulam o nervo auditivo, que então os direciona para o cérebro. O cérebro interpreta esses sinais como sons, embora esses sons não sejam exatamente como a audição natural.
Leva tempo e treinamento para aprender a interpretar os sinais recebidos de um implante coclear. Dentro de 3 a 6 meses de uso, a maioria das pessoas com implantes cocleares obtém ganhos consideráveis na compreensão da fala.
Os implantes cocleares podem ser colocados em uma orelha (unilateral) ou em ambas as orelhas (bilateral). Os adultos geralmente têm um implante coclear e um aparelho auditivo no início. Os adultos podem então progredir para dois implantes cocleares à medida que a perda auditiva avança no ouvido do aparelho auditivo (implante sequencial). Os implantes cocleares são frequentemente colocados em ambas as orelhas ao mesmo tempo em crianças com perda auditiva severa bilateral (implante simultâneo) – particularmente para bebês e crianças que estão aprendendo a falar e a processar a linguagem.
Adultos de qualquer idade e crianças de 6 a 12 meses podem se beneficiar dos implantes cocleares.
Autoria: Renato Riesemberg Gabriel Martins Filho
Compartilhe em suas redes