abril 4, 2022
Pesquisa Operacional
Autor: Prof. Jeferson
Podemos ver a partir do século XX que é de fundamental necessidade para a sociedade a programação dos conhecimentos, uma vez que surgem inúmeras descobertas, avanços tecnológicos e novas invenções que abrangem diversos campos do conhecimento. E é nesse contexto que surge a Pesquisa Operacional, se consolidando como a ciência nas tomadas de decisões.
Ao se estabelecer como ciência formal, a Pesquisa Operacional se constitui do conjunto de técnicas que se utiliza do método científico para auxiliar nos processos de tomada de decisão. No entanto, para além de uma disciplina acadêmica que é disponibilizada nos cursos de graduação e pós-graduação, a Pesquisa Operacional vem sendo aplicada em diferentes campos e setores da sociedade como abordagem gerencial na resolução de problema.
Na pesquisa operacional, existem modelos que dão suporte científico para o embasamento nas decisões. Com isso, um dos requisitos para aquele que utiliza a pesquisa operacional seja possuir domínio de quais são as características básicas para modelagem de problemas.
Assim, a Pesquisa Operacional hoje é disciplina fundamental dentro de cursos como Administração, Contabilidade e Engenharia de Produção. É uma ferramenta fundamental para o processo de tomada de decisão que se torna uma grande vantagem competitiva no mercado. Logo, a empresa e/ou organização que mais estiver atenta e souber utilizar as ferramentas disponíveis, melhor será seu desempenho e resultados alcançados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LACHTERMACHER, G.. Pesquisa operacional na tomada de decisões: modelagem em Excel. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
Compartilhe em suas redes