PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O QUE É? PARA QUE SERVE?
No nosso dia-a-dia é normal nos preocuparmos com aquilo que é mais urgente, deixando de lado, muitas vezes, o que é importante. Você já parou para pensar quantas vezes você parou para planejar o seu futuro? Se para uma pessoa “normal” isso já é difícil, imagine para o gestor que vive apagando incêndios.
Vamos começar entendendo o que é essa ferramenta. O planejamento estratégico é um processo que precisa envolver todas as equipes da empresa, bem como todos os seus níveis. Ele orienta as empresas na tomada de decisões e na distribuição de recursos. Ou seja, funciona como um guia para auxiliar a empresa a caminhar em direção ao sucesso.
O planejamento estratégico serve para responder três perguntas: Onde está a empresa? Onde ela quer chegar? Como chegar lá?
O pontapé inicial do planejamento estratégico é saber onde a empresa está, determinar o seu posicionamento, identificar os seus principais problemas, suas virtudes. É ter uma visão clara da empresa, de sua identidade e de seus objetivos.
Depois disso é importante criar planos de ação, para isso é preciso conhecer as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para ajudar nessa tarefa duas ferramentas são fundamentais: a matriz SWOT e as 5 Forças de Porter.
Feito isso, chegou o momento de planejar quais ações serão colocadas em prática e como fazer isso.
O objetivo global deve ser amplamente divulgado para todos os membros da empresa e o planejamento estratégico desdobrado por toda a equipe, para que as ideias sejam alinhadas com todos. É fundamental que o planejamento faça sentido e contemple o trabalho de cada um dos membros da empresa.
E por último, mas não menos importante está o acompanhamento das metas em cada etapa. O acompanhamento visa garantir que as ações propostas estão acontecendo de acordo com o esperado. Essa é a peça-chave para que o planejamento estratégico seja bem-sucedido.
O acompanhamento regular favorece a identificação de falhas ou desvios e realização de ações para corrigi-los antes de um possível prejuízo.
Planejar e colocar no papel o que se quer para daqui a 2, 5 ou 10 anos possibilita a definição de ações mais assertivas. Além de antecipar riscos na tomada de decisão de curto e longo prazo. E ainda faz com que a empresa saia na frente da concorrência.
Por fim, não se pode esquecer que o planejamento deve ser revisto periodicamente e reajustado sempre que necessário.
Autora: Prof. Helen Fabiani Muniz - professora dos cursos de gestão do Centro Universitário do Vale do Ribeira.
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