Fundada por Fritz e Laura Perls na década de 1940, a Gestalt-terapia possui uma vasta bagagem teórica fundamentada na fenomenologia, no existencialismo dialógico, no Holismo e na Teoria de Campo que orienta e conduz a um modo característico de atuação. O pressuposto de que organismo e meio constituem partes de um mesmo todo, onde um influencia o outro em constante relação de mutualidade, é um dos paradigmas centrais da Gestalt Terapia. A outra ideia importante é que o organismo é uma unidade integrada que se relaciona constantemente com seu meio e o órgão pelo qual se dá essa relação é definido como fronteira de contato. Tudo que se passa no organismo, no nível sensorial ou motor, se dá na fronteira de contato e é sempre uma função da interação organismo/meio.
19h15 - Abertura da Palestra - Prof. Lucas Nista
19h30 - Palestra com Psicóloga-Clínica Natalia Erbolato Catalan
Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco – Campinas/SP (2018–2023), com aprimoramento clínico em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestaltear – Campinas/SP (2022–2024, com orientação da Psicóloga Camila Olmos). Atualmente, pós-graduanda em Psicologia Clínica com ênfase em Gestalt-terapia pela Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP (2024–2026).
"Sou tecedora de sentidos. Possibilito um espaço em que as percepções se transformam em caminhos autênticos de ser. Em um mundo apressado, ofereço um refúgio onde sentir acontece com calma, presença e intenção."
21h00 - Debate com os alunos e docentes do curso de Psicologia
22h00 - Encerramento da Palestra pelo Prof. Lucas Nista.
Compartilhe em suas redes