Reconhecido como uma instituição de excelência pela Organização Mundial da Saúde (OMS), referência no tratamento e reabilitação e na transmissão de conhecimento em Saúde Mental na Reforma Psiquiátrica, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira atende cerca de cinco mil e duzentas pessoas por mês com transtornos mentais graves e consumo problemático de álcool e outras drogas, contando com 850 funcionários. A instituição possui 41 unidades de saúde mental em Campinas, sendo 10 unidades com funcionamento 24 horas, oferecendo assistência para crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de risco e vulnerabilidade social. O Cândido Ferreira também possui 15 oficinas de geração de renda, com cerca de 300 usuários beneficiados pelo NOT – Núcleo de Oficinas de Trabalho e pela Casa das Oficinas, que têm como objetivo a inclusão social e geração de renda pelo trabalho. A instituição visa atender às necessidades de trabalho dos usuários da saúde mental, que enfrentam dificuldades em encontrar oportunidades no mercado formal de trabalho. O Cândido Ferreira também é um importante centro formador, oferecendo um Programa de Residência Médica em Psiquiatria desde 2005, que já formou mais de 50 residentes, e campos de estágio em saúde mental para cursos técnicos e de nível superior.
- 07h00 - saída do UNIFIA com a empresa de ônibus Pássaro Dourado (micro-ônibus de 32 lugares)
- 08h30 - início da visita formativa que acontece na sede do Cândido (Rua Helena Fabrini, s/n, Sousas), contemplando uma breve exposição acerca da história do Cândido Ferreira e da Reforma Psiquiátrica, seguida da explicação sobre os projetos institucionais desenvolvidos no SSCF e o funcionamento de todas as unidades assistenciais gerenciadas pelo Cândido (Caps III, Caps AD III, Caps IJ, Centros de Convivência, Consultório na Rua, Serviços Residenciais Terapêuticos e Projetos de Inclusão pelo Trabalho).
- 09h30 - por meio de um roteiro previamente estruturado, o visitante conhece as oficinas do Núcleo de Oficinas e Trabalho, o antigo prédio da sede de 1924 e a loja Armazém das Oficinas. A monitoria é feita por um profissional da instituição capacitado para responder às diversas questões e tem duração de duas horas.
- 11h30 - finalização da visita no restaurante Armazém das Oficinas, aberto ao público no sistema self service, à vontade, com café e sobremesa incluídos. O preço por pessoa é de R$ 40,00.
- 13h00 - retorno para o UNIFIA em Amparo.
- 14h00 - previsão de chegada ao UNIFIA.
- OBS: Cada discente deve doar um pacote de folha A4 para o Cândido Ferreira.
- Válido: 10 horas de AACC e 20 horas de Benefício.
Compartilhe em suas redes