A biodiversidade é um elemento fundamental para a sustentabilidade, pois é a riqueza e variedade do mundo natural, composta por plantas, animais e microrganismos, é importante para o desenvolvimento e o bem-estar humanos, e para a prosperidade econômica.
A biodiversidade é um elo estrutural da sustentabilidade, pois é preciso mantê-la para que os ciclos da natureza se renovem. A retirada de espécies da natureza sem repor, por exemplo, leva à extinção de espécies e à exaustão de recursos.
A biodiversidade é importante para a sustentabilidade da agricultura, pois a diversidade de vida cria um equilíbrio natural que favorece a produção de alimentos.
Monitorar a biodiversidade é realizar um conjunto de atividades de longo prazo que permita avaliar as respostas de populações ou ecossistemas às práticas de conservação e aos impactos de fatores externos, como a perda de habitat, as alterações da paisagem, a sobre-explotação de espécies e as mudanças climáticas.
Governança local é um termo que se refere a um conjunto de instituições de governança que se encarregam de funções diversas e que podem ter diferentes tamanhos e modelos.
A governança local é considerada fundamental para o sucesso da política de descentralização administrativa do governo estadual.
Compartilhe em suas redes