novembro 13, 2020

Administração: Profissão ou Paixão

Chega um momento em que todos precisam escolher uma profissão. Aí vem o desespero. Que carreira seguir? Como está o mercado de trabalho? Quanto ganha cada profissional? São tantas dúvidas. Vamos compartilhar algumas dicas para uma área tão famosa e que emprega muito na atualidade.

O curso de Administração forma profissionais com um amplo conhecimento. Durante a graduação os alunos estudam sobre as teorias da administração, contabilidade, matemática financeira, estatística, marketing, gestão de pessoas, empreendedorismo, direito, administração financeira, produção, entre outros assuntos que tornam o profissional capacitado para atuar em diversas áreas, além de proporcionarem capacitação para disputar os melhores cargos e salários do mercado.

O que se espera de um profissional de Administração? O ponto de partida é possuir domínio das habilidades técnicas, humanas e conceituais. Ele deve estar preparado para tomar decisões e solucionar conflitos. Ter facilidade com números ajuda, pois muitas vezes o profissional será questionado sobre isso e pode obter pontos preciosos para ficar à frente de seus concorrentes. Saber administrar o tempo também é muito importante.

O mercado de trabalho para o administrador

Quando se analisa o quadro de funcionários de uma empresa, é possível perceber que uma grande parcela dos trabalhadores estuda ou estudou Administração. Isso porque o curso possibilita que o profissional atue em diversas áreas. A versatilidade do profissional de Administração aumenta muito a empregabilidade.

O mercado está favorável para a área de gestão de pessoas. Nessa área o profissional deverá otimizar a contratação de pessoal, treinar os colaboradores e desenvolver planos de cargos e salários. Ou seja, o foco está nas pessoas.

Na área financeira, o profissional irá gerenciar os recursos financeiros da empresa, otimizando ao máximo as suas entradas. Fará também controle de investimentos, análise de gastos e cortes quando necessário. Essa área está em alta em empresas de agronegócio, tecnologia e saúde.

O marketing sempre está em alta, especialmente agora na era digital. É um grande aliado da área de vendas. O profissional deve ter um perfil dinâmico para executar diversas funções, analítico para identificar as oportunidades e determinado para trazer resultados. É importante também estar antenado com as ferramentas do marketing digital.

A administração pública é outra área promissora. O administrador pode participar de concursos públicos ou ser contratado para um cargo em comissão. O profissional precisa ter um bom conhecimento das legislações, porque instituições públicas possuem todo um sistema diferenciado de gestão e prestação de contas.

Ele pode atuar também como gestor da sua própria empresa, em áreas relacionadas à gestão ambiental, gestão de qualidade, auditoria, administração esportiva, gestão hospitalar, entre outras áreas.

Um bom administrador, independentemente da área em que atua, deve ter uma visão sistêmica de tudo que a empresa faz, conhecer as suas metas e buscar caminhos para alcançá-las.

Seja um profissional diferenciado

Mesmo a administração sendo uma carreira promissora, é importante ser um profissional diferenciado. Para ser um profissional de destaque algumas estratégias são importantes:

- Participar de ações que vão além da sala de aula, tais como incubadoras de negócios e projetos de extensão ou outras atividades que ajudem a desenvolver a liderança.

- Aprender outros idiomas, uma vez que muitas empresas pedem fluência no mínimo em inglês. Dominar uma terceira língua será um grande diferencial.

- Capacidade de trabalhar em equipe, resolver problemas e gerenciar o tempo são qualidades muito valorizadas, assim como a responsabilidade e postura ética.

- Comunicar-se bem e ter uma boa escrita é fundamental.

- O aprendizado contínuo é uma necessidade e a capacidade de aprender sozinho é um requisito importante.

- O profissional precisa conhecer o todo e buscar entender mais do que somente a sua atividade.

- Networking, possuir uma rede de contatos, é superimportante. O primeiro passo para construir a sua rede de contatos é por meio do estágio. Além de ser uma forma de adquirir experiência, ajuda a alavancar o currículo.

Por que estudar administração?

Vamos lá! Se você ainda está na dúvida vou te dar mais motivos para transformar a administração em uma paixão.

É um curso multidisciplinar que diferencia o profissional de milhares de pessoas no mercado. Isso proporciona um amplo mercado de trabalho e facilita o desenvolvimento de uma carreira sólida.

A administração desperta a necessidade de desenvolver um negócio que seja relevante para as pessoas. Por isso muitos administradores se tornam donos de startups que surgem como uma ideia e se transformam em uma solução para um problema encontrado na sociedade. O empreendedorismo faz parte do DNA do administrador.

O curso proporciona know-how para agir melhor e garantir o respeito de todos, tornando o profissional um líder, e estimula a criatividade.

Além disso, abre possibilidades para uma carreira internacional ou para atuar em qualquer setor da economia no Brasil.

                Seja um apaixonado pela administração.

 

Compartilhe em suas redes


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo exclusivo

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente conteúdos exclusivos!

Curta nosso face