outubro 9, 2020

O RH e as Tecnologias

FORTI, Natália R. L.[1]

            O novo cenário imposto, devido a Covid-19, modificou a rotina de muitos profissionais este ano. Metodologias e processos precisaram ser repensados, visando assegurar o alcance dos objetivos organizacionais. Não obstante, esse novo cenário impactou também as práticas dos profissionais de Recursos Humanos, impulsionando a adoção de novas abordagens e tecnologias.

No entanto, esta não foi a primeira grande transformação nos processos da área de Recursos Humanos. De maneira geral, nas últimas décadas, o RH tem passado por profundas transformações. Conforme Macedo (2018), basicamente a história do RH se organiza em 5 fases:

  • Contábil: até a década de 1930.
  • Legal: dos anos 1930 a 1950.
  • Operacional: de 1950 até a década de 1960.
  • Gerencial: dos anos 1960 até o início dos anos 1980.
  • Estratégica: a partir dos anos 1980.

            Tais mudanças ocorridas, período após período, resultaram em profundas modificações nas estruturas organizacionais, nas relações de trabalho e no modo de fazer Gestão de pessoas.

1.0 Mundo dinâmico

Nessas últimas duas décadas, o mundo se tornou muito mais dinâmico e tecnológico, o que “elevou a Gestão de Pessoas à função de natureza estratégica, de orientação e suporte às práticas de RH” (MACÊDO, 2020). Pois, com o suporte da tecnologia para realização de cálculos trabalhistas e análises como, por exemplo, People Analytics, as práticas de Gestão de Pessoas na atualidade focam-se em tomadas de decisões mais assertivas e eficazes.

Nesse cenário de transformações, novas competências são solicitadas aos profissionais de Recursos Humanos. O domínio do uso da tecnologia é um importante conhecimento para o exercício dos  novos processos  do setor. Afinal, a tecnologia veio para ficar e colaborar com as rotinas, principalmente as de cunho mais operacional.

Dessa forma, a ação dos profissionais está cada vez mais estratégica. Importante ressaltar, que qualquer organização que queira se manter competitiva no mercado estará sujeita a essas transformações.

2.0 RH virtual

Todo esse cenário conduziu para o surgimento do RH virtual, ou e-RH, que busca alinhar a gestão de pessoas e a tecnologia. JONES (1998) explica que o RH virtual "não envolve apenas tecnologia. Ele envolve uma tecnologia única linkada à estratégia, para conectar as pessoas e as pessoas ao negócio, com o objetivo de adaptar ambos, as pessoas e o negócio, rapidamente às mudanças" (apud.FILHO, 2009,p.1) .

            Desse modo, diante as adaptações necessárias impostas pelo Covid-19, no qual o distanciamento e o trabalho remoto tornou-se uma opção para muitas empresas. A tecnologia aliada a gestão de pessoas se mostra uma importante ferramenta para auxiliar a condução dos processos e rotinas.    Hoje já é possível encontrar uma gama enorme de softwares que são desenvolvidos com o intuito de atender as mais diversas demandas a área de Recursos Humanos.

            O fato é que a tecnologia modificou as mais simples práticas do nosso cotidiano, como por exemplo, comunicação, locomoção, estudo e etc. E, a tendência é que ela atue cada vez mais como nossa parceira e aliada nas tarefas mais operacionais e nos direcionando a uma atuação mais estratégica.

Uma empresa, um departamento ou um profissional de RH que queria se manter competitivo no mercado, com resultados acima da média e crescimento exponencial, precisará estar atento e atualizado com as tendências e ferramentas tecnológicas disponíveis em sua área. Estude, pesquise descubra o que há de novo e o que pode te levar a um novo nível de desenvolvimento. Pois, o mundo continua a se modificar e evoluir, não queira ficar para trás.

Referências:

MACÊDO. Evilânia. Evolução do RH. Disponível em:http://mundorh.com. Publicado em: 22 out 2018.  Acessado em: 27 jul 2020.

FILHO, Antônio Feitosa. O impacto da Tecnologia da Informação no RH. Publicado em: 13 jul 2009. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-impacto-da-tecnologia-da-informacao-no-rh/21338. Acessado em: 01 out 2020.

[1] Prof. E. Natália R. L. Forti. Docente dos cursos de Administração, Recursos Humanos, Logística e  Processos Gerenciais na UNIVR, no campus de Registro-SP.

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