Educação Psicopedagogia

Pós Graduação (EAD)

CONCEPÇÃO DO CURSO

 O Programa de Pós-Graduação da UNISEPE-EaD foi concebido institucionalmente sob a forma de programas que visam à capacitação de docentes, a formação de profissionais e de pesquisadores, além da qualificação de recursos humanos para atuação regional, em atividades diretas no mercado de trabalho.

Desse modo, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia, foi elaborado para oportunizar aos profissionais melhores condições de trabalho, pesquisa e ações. A valorização profissional no mercado de trabalho depende da vivência teórico-prático, desenvolvida no conjunto Ensino/Sociedade.

No entanto, em virtude de defasagens nas grades curriculares dos Cursos de Graduação e da dissociação entre teoria e prática, torna-se essencial que os profissionais de diversas áreas se especializem.

 

OBJETIVO GERAL

Enquanto especialização em Psicopedagogia o curso procura instrumentalizar o profissional da educação e da saúde para intervenção clínica e institucional, oferecendo disciplinas que apontam para a melhor mediação no processo de ensino-aprendizagem, compreendendo as condições do aprendiz e criando situações favoráveis respaldadas em fundamentos teóricos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

–     Planejar e acompanhar o processo de ensino/aprendizagem;

–     Diagnosticar as dificuldades de aprendizagem;·

  • Atuar de forma preventiva junto aos processos de aquisição do conhecimento e seus desvios;
  • Desenvolver aprofundamento teórico-metodológico que possibilite ao profissional realizar pesquisas no campo da psicopedagogia e docência das disciplinas psicopedagógicas;
  • Propiciar vivências que permitam ao profissional em formação conscientizar-se de sua modalidade de aprendizagem.
  • Fornecer subsídios teórico-práticos para um aprofundamento na formação profissional, como psicopedagogo;
  • Especializar –se em psicopedagogia, tendo como foco o elemento “ensino”, com a mediação da pesquisa e com os estudos de casos possa levar os alunos atingirem a aprendizagem.
  • Informar e refletir sobre o processo de aprendizagem em uma perspectiva psicopedagógica;
  • Fornecer subsídios para: identificar dificuldades de aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento.
  • Instrumentar para intervenção no processo de aprendizagem, tanto em caráter preventivo quanto remediativo.