Direito

direitoGênese do Curso

O Curso de Direito da Faculdade de São Lourenço tem por objetivo a formação de bacharéis em Direito e, para tanto, conta com um corpo docente qualificado, com formação e atuação profissional específicas, além de uma estrutura física, em local nobre da cidade, que possibilita aos alunos um excelente aprendizado teórico-prático.
Além das salas de aula, possui um Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), onde funciona o “Fórum Modelo”, proporcionando aos acadêmicos uma participação intensa em situações decorrentes de fatos jurídicos, através de práticas simuladas, tais como audiências, sessões de julgamento e júris simulados. O “Fórum Modelo” possui laboratório de informática, salas de audiência, delegacia, promotoria, defensoria, secretarias, salas avulsas e um tribunal do júri.
Através do NPJ, além das práticas simuladas, também são prestados serviços à comunidade, com atuação direta dos estagiários, sob supervisão da Coordenação do NPJ e professores orientadores. É o programa “Direito para todos”, que inclui o atendimento com orientações aos consumidores, com apoio do PROCON de São Lourenço, bem como serviços de assessoria jurídica e conciliação realizados através de um projeto em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), mormente o Juizado Especial da Comarca de São Lourenço.
O Bacharel em Direito tem inúmeras opções de trabalho, podendo, mediante aprovação no Exame de Ordem, seguir a carreira de advogado, nas mais diversas áreas de especialização, ou prestar concursos públicos para as carreiras jurídicas, tais como juiz de direito, promotor de justiça, defensor público, delegado de polícia, procurador de órgãos públicos etc.
O profissional do Direito tem maior importância a cada dia, na medida em que aumentam e se transformam as relações sociais e, consequentemente, as relações jurídicas, tornando-o cada vez mais indispensável à sociedade.