Pedagogia

pedagogiaConcepção do curso

O Curso de Pedagogia oferece a seus licenciados a habilitação em Educação Infantil e habilitação para o Ensino Fundamental nas séries iniciais e disciplinas pedagógicas. O curso visa a formação do profissional para atuar plenamente na função de Pedagogo.
Dentro dos objetivos que regem o Curso de Pedagogia da Faculdade de São Lourenço está a missão de preparar os profissionais que, na escola ou em outros espaços de atuação pedagógica, possam assumir a responsabilidade de auxiliar na educação dos cidadãos.
O Curso propõe que os pressupostos teóricos devem ser buscados, discutidos e analisados em suas implicações e contextos de origem para que possam ser repensados e utilizados na multiplicidade das práticas pedagógicas para as quais os educadores são exigidos na contemporaneidade.
Entende também que a prática pedagógica é fonte inesgotável de geração de novos conhecimentos e novas teorias e, para tanto, promove incentivos na área de pesquisa educacional, inserindo seus alunos em projetos multidisciplinares para a busca de novos conhecimentos, na perspectiva de que ensino e pesquisa caminham juntos, entrelaçados e interdependentes.
Através da proposição de atividades diversificadas como mesas redondas, seminários, visitas técnicas e produção científica, o curso contempla uma abordagem dinâmica de seus conteúdos, como o próprio processo pedagógico deve ser.
O Curso de Pedagogia da Faculdade de São Lourenço destaca, enfim, que a faculdade, apesar de ser o locus privilegiado da aquisição e construção do conhecimento, não deve se encastelar em seus muros, mas abrir-se para a comunidade participando e promovendo parcerias, eventos, debates e projetos que possam contribuir com o desenvolvimento e a formação de profissionais da educação atuantes na região, no Estado e no País.