agosto 26, 2022

A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO A EDUCAÇÃO

O que é a gamificação?   Vivemos em uma sociedade moderna e tecnológica, onde o perfil dos estudantes já não é mais o mesmo que 30 a 40 anos atrás. Com isso, surge um grande desafio: Como tornar as aulas e o processo de ensino e aprendizagem mais atrativos e eficientes? Nesse cenário, a gamificação vem ganhando destaque dentro de escolas, faculdades, universidades e mesmo dentro de empresas, como, por exemplo, nos processos seletivos. A gamificação explora estratégias e elementos da teoria dos jogos nas atividades a serem realizadas, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. A psicologia por trás da gamificação revela que a conquista e a superação movem o ser humano. Com o uso da tecnologia, é possível estimular o aprendizado, motivar comportamentos e criar uma sensação de recompensa. A competição se torna o centro de todo o processo, normalmente, são bonificados os participantes que obtiverem o melhor desempenho. Para que a gamificação traga os melhores resultados possíveis, a participação precisa ser voluntária, ou seja, todos os jogadores precisam conhecer as regras e os objetivos da tarefa.   Quais são os principais tipos de gamificação? A gamificação pode ser utilizada em diversos contextos, para diferentes perfis e nas mais variadas faixas etárias. O importante é que a estratégia a ser utilizada esteja alinhada com esses fatores. Os principais tipos de gamificação encontrados na literatura e utilizados atualmente são:
  • Gamificação em treinamento corporativo: as empresas querem deixar os seus treinamentos e capacitações mais dinâmicos e atraentes para os seus colaboradores.
  • Gamificação na educação: as aulas gamificadas ajudam a manter a concentração, aumentam o engajamento e auxiliam no processo de ensino e aprendizagem.
  • Gamificação no marketing: as empresas apostam em estreitar o relacionamento da sua marca com os seus consumidores, por meio de ações gamificadas nas redes sociais.
  • Gamificação na saúde: utilizada pelos médicos como ferramenta para engajamento de seus pacientes em seguir um tratamento, uma dieta ou na conscientização de hábitos mais saudáveis.
  • Gamificação e engajamento social: pode ser utilizada como uma ferramenta de mobilização da sociedade como um todo, como, por exemplo, em ações políticas, econômicas e sociais.
  Quais são os pontos positivos de se utilizar a gamificação? A utilização da gamificação em escolas, faculdades, universidades e empresas, traz diversas vantagens, tais como: desenvolver a capacidade de resolver problemas, aprimorar as habilidades socioemocionais e cognitivas, explorar a criatividade, autonomia e colaboração e aumentar o engajamento nas atividades que foram propostas. Além disso, traz uma maior participação, diálogo e interação entre todos os participantes da atividade que foi gamificada, permitindo assim um aumento de produtividade e maior retenção do conteúdo.   Referências
  • ALVES, Leonardo Meirelles. Gamificação na educação. Clube de Autores, 2018.
  • DA SILVA, Andreza Regina Lopes et al. Gamificação na educação. Pimenta Cultural, 2014.
  • SILVA, Fabiana Bigão; BAX, Marcello Peixoto. Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n. 50, p. 144-160, 2017.

Compartilhe em suas redes


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Curta nosso face