outubro 2, 2020

As equipes de marketing se adaptaram à pandemia permanecendo ágeis

O processo Agile colaborativo, popularizado na tecnologia e adotado pelo marketing, ajuda a resolver situações complexas ao se concentrar em um único problema por vez.

O que é Agile?

Agile tornou-se um daqueles chavões da moda que se repetem com tanta frequência que começam a perder o significado. Se você trabalha com TI, provavelmente já ouviu um gerente afirmar que tem uma equipe ágil ou um programador descrever-se como um desenvolvedor ágil. Embora você possa presumir que isso significa que eles são flexíveis e capazes de se adaptar a novas situações e projetos, o verdadeiro modelo ágil é muito mais complexo.

Para encurtar a história, a metodologia ágil é uma abordagem para gerenciar projetos de desenvolvimento de software e TI (embora também se espalhe para outras áreas). Em 2001, um grupo de dezessete líderes de tecnologia estabeleceu uma metodologia de trabalho que proporcionaria resultados de ponta com foco no cliente, sem atrapalhar o processo com extensa documentação de procedimentos ou gargalos na tomada de decisões. Essa metodologia ficou conhecida como o manifesto ágil.

Valores-chave

O manifesto ágil delineou quatro valores-chave para agilizar o processo de desenvolvimento de software:

  • Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas;
  • Software que trabalha sobre uma documentação completa;
  • Colaboração do cliente na negociação do contrato;
  • Responder à mudança seguindo um plano.

Em sua essência, o Agile é um meio enxuto e colaborativo de atender às necessidades de projetos massivos, uma tarefa por vez. Os clientes veem e comentam o trabalho conforme ele é concluído; portanto, o processo de aprovação para qualquer correção de curso é significativamente reduzido. A equipe interna é composta por um grupo de funcionários abrangendo departamentos e níveis hierárquicos, todos bem-vindos para participar: o produto resultante se beneficia de perspectivas externas.

O Agile encontrou seu caminho no mundo do marketing e recentemente explodiu em popularidade. De acordo com uma pesquisa, 41% dos 637 profissionais de marketing pesquisados ​​atualmente usam Agile e 42% daqueles que não usam planejam adotá-lo no próximo ano.

O marketing ágil mantém a natureza interativa de como o Agile opera em tecnologia. Em grande parte, as equipes se distanciam de suas responsabilidades do dia-a-dia por algumas semanas para resolver problemas complexos de marketing. Eles apresentam resultados parciais à medida que as tarefas são concluídas (cerca de uma vez por semana), coletam feedback interno e externo e, em seguida, incorporam tudo em um novo esboço de trabalho. Ao todo, as soluções desenvolvidas com Agile são adaptadas ao aqui e agora, concentrando-se no que os profissionais de marketing já valorizam: conexões com indivíduos.

Por que as equipes de Agile são importantes?

Os recursos de muitas empresas foram limitados durante a pandemia, o que significa que os profissionais de marketing não podem se dar ao luxo de deixar suas mentes divagarem, e o Agile está conectado à capacidade de se concentrar no trabalho certo no momento certo.

O Agile agiliza o trabalho, fornecendo oportunidades regulares para que as partes interessadas o avaliem. Quer um exemplo? Reuniões. Quantas reuniões são marcadas, desmarcadas e remarcadas? Uma grande perda de tempo, certo? Com o Agile, as reuniões que duravam um dia inteiro agora utilizam um elemento básico do Agile conhecido como "sprints", em que as ideias dos participantes são coletadas – sejam eles profissionais de marketing, finanças, RH, executivos ou novos funcionários. A equipe realiza reuniões matinais diárias em pé, durante as quais cada pessoa fornece uma atualização sobre seu progresso e solicita ajuda com os obstáculos que encontrou.

O Agile requer um alto nível de cooperação entre os funcionários, que podem não interagir muito fora do projeto e, portanto, a metodologia tende a produzir gerentes fortes que entendem como todos podem fazer o seu trabalho melhor e de modo mais prático.

Como você monta uma equipe ágil?

Para construir uma equipe ágil, procure funcionários curiosos e colaborativos que possuam uma forte ética de trabalho. Eles devem ser pessoas que possam demonstrar vontade de satisfazer os clientes, que têm respeito pelos indivíduos e pelo poder da diversidade, que podem contribuir com ideias inovadoras, manter um ritmo sustentável e expressar reconhecimento e apreciação pelas conquistas de seus colegas e que podem trabalhar em equipe. Essas pessoas podem se juntar permanentemente à sua equipe ou participar de um projeto Agile tranquilamente.

Se você precisa expandir sua equipe contratando novas pessoas, não espere que todos tenham experiência em trabalhar com Agile. Não importa como você decide recrutar os membros da equipe, maximize os resultados ao priorizar a longevidade. Quando temos uma equipe verdadeira que permanece unida por um longo prazo, seus membros começam a se formar e a conhecer o produto, a persona ou o estágio da jornada de compra em que se especializaram.

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