junho 21, 2021

18 DE JUNHO – DIA DO ORGULHO AUTISTA

O Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, foi instituído em 2004, com a primeira campanha “Autistic Pride Day” (Dia do Orgulho Autista), organizada pelo Aspies for Freedom – nome de um grupo londrino de pessoas autistas que se organizaram em torno da ideia de que precisavam defender os seus direitos. 

A data surgiu para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e busca normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.

Abordagens personalizadas e interdisciplinares são recomendas para o tratamento de pessoas com TEA e, qualquer que seja a opção escolhida, pais, familiares, cuidadores e escola, devem estar envolvidos neste processo. O fonoaudiólogo integra a equipe interdisciplinar, com objetivo principal de promover a comunicação, além de avaliar e tratar, se necessário, fala, alimentação, funções orofaciais e audição.  

No Brasil, a Lei nº 12.764/2012, mais conhecida como Lei Berenice Piana, criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo e logo foi regulamentada pelo Decreto nº 8.368/2014, representando um grande avanço para os portadores de TEA e suas famílias.

Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2020/06/orgulho-autista-e-celebrado-em-18-de-junho-mas-caminho-para-inclusao-ainda-e-longo 

http://www.crefono5.org.br/dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo/

#FACULDADE#GRADUACAO#FONOAUDIOLOGIA#AUTISMO#UNISEPE#UNISEPEEDUCACIONAL

Compartilhe em suas redes


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Curta nosso face