junho 15, 2022

A importância de gerenciar o ciclo de vida do produto

Ter uma compreensão profunda dos vários estágios do ciclo de vida do produto é importante quando se trata de desenvolver novos produtos. Conhecer as etapas ajuda a computar a viabilidade de um novo produto.  Você será mais capaz de responder as seguintes perguntas: 
  • Vale a pena construir este produto? 
  • Será que vai sobreviver no mercado? 
  • Se sobreviver, quando podemos esperar ganhar dinheiro com isso? 
Normalmente, em um ciclo de vida de produto, um gerente de produto pode executar uma série de pequenos experimentos para obter respostas a essas perguntas. Aqui estão algumas razões pelas quais o ciclo de vida do produto é importante. 

Estimativa, Planejamento e Previsão

Uma vez que você tenha decidido que um produto é viável e que vale a pena seguir em frente, então vem a próxima etapa: planejamento e previsão do produto. É aqui que o conhecimento profundo do ciclo de vida do produto pode ajudar a fazer planos e preparar previsões de receita, margens, tamanho do mercado e base de clientes. Existe uma escola de pensamento que diz que todo esse planejamento é em vão, pois ninguém tem a menor ideia se um produto terá sucesso. No entanto, o próprio ato de trabalhar em um roteiro de produto por meio de planejamento, estimativa e previsão força um gerente de produto a pensar muito, fazer perguntas difíceis e examinar suposições ocultas que não são abordadas.  Além disso, não conheço uma única equipe de liderança executiva em qualquer organização que tenha aprovado grandes orçamentos de produtos confiando apenas na opinião e palpites do gerente de produto, portanto, é um exercício necessário de qualquer maneira.

Planejamento e abordagem de marketing

Diferentes estágios do ciclo de vida do produto requerem abordagens de marketing específicas. Por exemplo, na fase de introdução, os clientes não têm ideia sobre o produto, então o marketing precisa apresentar o produto a clientes em potencial e educá-los sobre seus benefícios.  Durante a fase de maturidade do produto, o marketing depende principalmente da diferenciação do produto para promover as vendas. Quando os produtos se aproximam do fim da vida útil, são oferecidos descontos e abatimentos que atraem clientes que, de outra forma, não teriam comprado esse produto.

Comunicação entre equipes

O gerenciamento de produtos requer uma abordagem multidisciplinar, incluindo design, engenharia, marketing, vendas e suporte, apenas para citar alguns. Trabalhar com várias equipes traz o desafio de comunicação e coordenação. O benefício do ciclo de vida do gerenciamento de produtos é que ele permite que todas as equipes trabalhem com um paradigma unificado, facilitando a coordenação para o sucesso.

Desenvolvimento simultâneo de produtos

Todos os produtos atingem a fase de fim de vida. Portanto, é importante que as empresas tenham um pipeline de produtos simultâneos para garantir que mantenham ou aumentem os níveis de receita e participação de mercado. Ao mesmo tempo, é importante garantir que novos produtos não canibalizem os existentes. O ciclo de vida do gerenciamento de produtos ajuda a sincronizar o desenvolvimento de produtos para otimizar a vida útil de cada produto em seu portfólio de produtos.   FONTE: https://theproductmanager.com/topics/product-management-life-cycle/

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