abril 26, 2021
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GERENCIAMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM ÉPOCA DE CRISE

Professora Helen Fabiani Muniz – Docente do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNIVR. Gerenciar uma micro ou pequena empresa não é algo fácil. E como fica em um momento delicado como o que estamos passando. Essas empresas estão preparadas para fazer uma gestão de crise? Mas o que é gestão de crise? Vamos começar entendendo o que é a gestão de crise. Gestão de crise representa uma série de ações que devem ser tomadas, em caráter emergencial, para que se possa driblar crises e sair delas em condições de ter o negócio funcionando e bem. O isolamento social ocasionado pela pandemia causa impactos significativos na economia e afeta, principalmente aos micro e pequenos negócios, que normalmente não possuem fundo de reserva ou um caixa substancialmente forte para enfrentar a situação. Daí a importância de focar na gestão de crise. A primeira pergunta que surge é “ Como vencer a crise financeira?” Não existe uma fórmula mágica. O importante é ter calma e analisar alguns pontos:
  • Avaliar os custos: repensar o que pode ser evitado, economizado, reduzido ou até cortado em tempos de crise;
  • Renegociar com seus fornecedores: a tendência é que eles estão fazendo a mesma coisa, buscar formas de estender prazos e opções de produtos diferentes;
  • Ficar atento aos programas emergenciais de socorro dos governos federais e estaduais, muitos destes com reduções e até extinções provisórias de impostos.
O importante é ter o menor prejuízo possível, tanto financeiro como para a reputação da empresa. Pense que mesmo diante de uma situação de crise como a eu estamos vivendo, a empresa não pode parar. Por isso é necessário buscar alternativa para chegar até o cliente. Utilize redes sociais, televendas, disponibilize entrega, ofereça descontos e promoções, mantenha-se vivo na lembrança dos clientes. Em tempos de crise, é normal que os clientes fiquem receosos e diminuam suas compras, é nesse momento que a empresa precisa fidelizar os cliente, manter um nível de relacionamento confiável com o público, oferecer vantagens e valorizar os clientes, com isso a probabilidade dos clientes voltarem quando a situação melhorar é maior. Esse momento deve ser aproveitado para buscar novos conhecimentos para aprimorar o seu produto ou serviço bem como melhorar o relacionamento com os seus clientes. Outra área que deve ser valorizada nesse momento é o Marketing, afinal é o departamento de fabricação de clientes de uma empresa. Em momentos de crise, os custos de marketing costumam ser cortados, mas quando se opta por deixar de investir em comunicação durante o momento da crise, acaba prejudicando o depois, pois fica mais difícil recuperar o trabalho perdido e reconquistar a audiência de antes. Ou seja, é muito mais barato manter do que conquistar um cliente. Organizar a gestão e fazer um controle financeiro são fundamentais para gerir os recursos que por sua vez são limitados num meio onde as necessidades são ilimitadas. Mas, deve ser lembrado que o marketing representa o conjunto de processos que envolvem a criação, administração, comunicação e entrega de valor aos clientes, diante disso também é de extrema importância e não devem ser colocados de lado. Esperamos que essas informações ajudem você micro e pequeno empresário nesse momento difícil. O importante é saber que ele vai passar e a sua empresa deve sair dessa crise fortalecida.    

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