setembro 2, 2021

O TRANSPORTE RODOVIÁRIO MOVIMENTANDO O BRASIL

Segundo estimativas, em 2009, o mercado brasileiro de logística era de US$ 70 bilhões, sendo que deste total a maior parcela é referente ao transporte, chegando a 25% do faturamento. Dos gastos das empresas com logística, 60% é relativo a transporte e 40 % a armazenagem, administração de pedidos e estoque. De acordo com a Associação Brasileira de Logística (ASLOG), a logística já movimentou aproximadamente 20% do PIB.

Atualmente, mesmo após a crise econômica, a logística tem previsões favoráveis. O e-commerce está crescendo, assim como o agronegócio. Esses dois setores são os grandes responsáveis por impulsionar o crescimento do setor logístico. Apesar de um cenário favorável para o crescimento, a infraestrutura logística apresenta alguns gargalos que impedem um avanço ainda maior.

O transporte rodoviário é o principal modal utilizado para a movimentação de cargas no país. Corresponde a quase 61% de todas as movimentações entre as demais modalidades (aéreo, aquaviário, dutoviário e ferroviário) no Brasil.

Os maiores desafios do transporte rodoviário estão: altos níveis de burocracia; péssimas estrutura da malha rodoviária e restrições quanto ao tamanho e peso de veículos, bem como de vias restritas para a sua circulação em determinados horários; ausência de mão de obra qualificada; roubo de cargas; cumprimento de regulamentações.

Apesar dos desafios, existem algumas oportunidades que podem ser favorecidas pela adoção de novas ferramentas que otimizam toda a cadeia de entrega, como o uso de ferramentas tecnológicas inovadoras que facilitam a integração dos diferentes departamentos das empresas de transporte de carga. A automatização ajuda a reduzir tempo gasto com trabalhos manuais e possibilita o investimento em ações que proporcionam resultados mais efetivos.

Por fim,  os meios de transporte no país precisam ser diversificados para que as rodovias não sejam o principal meio de deslocamento de mercadorias. Se faz necessária a instalação de uma matriz multimodal, ou seja, com vários sistemas de transportes diferentes integrados para que o processo de transporte se desenvolva ainda mais.

Prof Helen Fabiani Muniz. Curso de tecnologia em logística

Compartilhe em suas redes


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Curta nosso face