Teologia

Graduação digital | Semipresencial

Contexto histórico da Teologia

O reconhecimento dos cursos de Teologia no Brasil pelo Ministério de Educação e Cultura nos dá a oportunidade de voltar à história e atualizá-la a partir da dinâmica da contemporaneidade. A universidade nasceu aproximadamente no período medieval tendo como principais núcleos os cursos de Direito e de Teologia. Atualmente a Teologia participa do conjunto dos saberes e dos conhecimentos que a Modernidade desenvolveu e desenvolve nos tempos atuais. No novo contexto sociocultural, político e religioso da atualidade a teologia aparece como possibilidade reflexiva e ativa aos novos desafios apresentados, entre eles a de ser um espaço acadêmico de estudos, de pesquisas e de ações práticas fundamentados pela ética, pela justiça e pela responsabilidade social, visando a formação holística e integral do ser humano. Desse modo, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia (resolução nº 4, de 16 de setembro de 2016), nos propomos elaborar um Projeto Pedagógico onde esteja articulada a teoria e a prática; o ensino, a pesquisa e a extensão, assim como a interdisciplinaridade e a metodologia ativa, visando a formação integral e, sobremaneira a formação intelectual do homem contemporâneo.

Apresentação

Teologia é o conceito dado ao exercício do “estudo de Deus” ou o “estudo sobre Deus”, como também dos componentes que transcendem o ser humano, das coisas relacionadas a Deus e de sua relação com a vida humana, com as culturas, com as sociedades, com os costumes, com a natureza e com o universo. Um teólogo é o estudioso que estuda e analisa, entre outros componentes, a influência da fé na vida humana na dinâmica da história e que se manifesta e se revela na própria criação de Deus, nos escritos da Sagrada Escritura como também nos diferentes documentos instituídos. A formação teológica habilita os egressos a atuarem no campo da pesquisa (acadêmico), do ensino (pedagógico) e da pastoral (ministérios), assim como em assessorias nas diferentes pastorais eclesiais, escolas, associações, ONGs e projetos sociais específicos, Editoras, etc. Se trata do curso de graduação em Teologia aberto aos que desejarem aprofundar o conhecimento da fé cristã a partir da tradição judaico-cristã, por meio da reflexão e dos estudos sistemáticos atuais de temas concernentes à compreensão de Deus, do mundo, da história, das sociedades, das culturas e do ser humano.

Objetivo geral

O objetivo geral do Curso de Teologia é possibilitar uma compreensão clara e crítica do conteúdo da fé, articulado com a razão humana, para que a existência, orientada pela mesma fé, possa ser plenamente significante e significativa; focalizando a fé num horizonte histórico e humano numa perspectiva interdenominacional e ecumênica, o que significa que o curso está aberto a receber estudantes vinculados ou não a qualquer confissão religiosa.

Objetivos específicos

  1. Capacitar os alunos para refletirem teologicamente sobre as relações entre a Revelação de Deus e a práxis vivida pela comunidade cristã em meio aos desafios do mundo atual, para contribuir com o diálogo entre fé, cultura e sociedade e qualificar educadores da fé que assumem a sua responsabilidade social e eclesial nos diferentes espaços comunitários.
  2. Dialogar com as demais ciências e expressões religiosas à luz da tradição cristã.
  3. Oferecer critérios de discernimento à compreensão do mundo e da vida, enfocando a necessária relação entre religião, cultura e sociedade.
  4. Elaborar o saber teológico como exigência da promoção integral do ser humano.

Justificativa

A teologia tem a tradição que vem desde os primeiros teólogos cristãos como Agostinho (354 d.C) e Tomas de Aquino (1224), de articular fé, razão, discurso e ao mesmo tempo objetivado pela razão filosófica. Essa tarefa continua atualmente na Academia como um espaço de articulação dos saberes interdisciplinares, oferecendo um horizonte mais amplo dos vários saberes articulados entre as ciências teológicas e as ciências sociais e estruturados com as diferentes ferramentas metodológicas para os trabalhos científicos. Desse modo, o Curso de Teologia se insere na macro dinâmica interdisciplinar dos diferentes cursos de graduação oferecidos pela UNIVR.

 

Perfil do curso e do egresso

O curso de Teologia que se oferecerá seguirá as diretrizes do MEC de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia (resolução nº 4, de 16 de setembro de 2016) e se orientará pelos seus quatro grandes eixos temáticos curriculares que são a formação humana, a formação interdisciplinar, a formação teórico-prático e a formação complementar. De acordo com o artigo 12 do mesmo documento consta que a carga horária total do curso de graduação em Teologia será de, no mínimo, 2.900 (duas mil e novecentas) horas.

Assim, o curso de Teologia estabelecerá os pontos de intercessão entre a reflexão acadêmica, o estudo, a pesquisa e a ação cotidiana da vida, contribuindo com a práxis cristã, as diferentes confessionalidades e crenças, orientada pela fé e fomentando, desse modo, a ética e a responsabilidade social. Assim como o que consta no Artigo 13, Parágrafo 7 e 9 das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia: “contribuição do curso para o desenvolvimento local e social e de cidadania no contexto da Instituição, bem como avaliações periódicas da absorção do egresso pelas organizações sociais” – “atividades de pesquisa e extensão que promovam o aprofundamento do conhecimento na área de Teologia, bem como do relacionamento da Instituição de Educação Superior com os vários setores da sociedade”.

O egresso do curso de graduação de Teologia deve manter as condições de posicionamento ético em relação aos problemas sociais de fronteira, que diz respeito a vida humana e a natureza. Também deve apresentar abertura ao diálogo interdisciplinar com as outras ciências, particularmente as Humanas, na construção e consolidação dos conhecimentos e do saber teológico. É fundamental para o egresso do curso de graduação de Teologia a abertura ao diálogo com outras tradições religiosas, seja dentro, seja fora do cristianismo, com vistas ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa, pacífica e de direito. Esse perfil deve estar presente em todo o processo de aprendizagem do Curso de graduação Teologia na UNIVR.

Organização didático-pedagógica

O curso de Teologia da UNIVR terá um currículo que respeitará a relação horizontal e vertical das disciplinas, considerando os objetivos e os conteúdos específicos. A relação horizontal propicia a integração das disciplinas da mesma série, estimulando a visão sistêmica e o conhecimento com base no enfoque interdisciplinar; a vertical propicia ao aluno a construção progressiva do conhecimento nas diversas áreas vinculadas à Teologia. Tal organização é característica de ações pedagógicas que objetivam a formação do aluno respeitando a individualidade e a elaboração do conhecimento em busca do perfil já delineado. Para tanto, os professores participarão de reuniões para a atualização permanente dos conteúdos e de estratégias que possibilitem a dinamização das práticas pedagógicas, tendo presente que a interdisciplinaridade ajuda a perceber a complementaridade das diversas disciplinas e, ao mesmo tempo, favorece o desenvolvimento de atividades integradas, que garantem a coerência dos conteúdos e das abordagens.

Ainda destacamos que as exigências da interdisciplinaridade nos levam a definir as perspectivas temáticas a serem sucessivamente acentuadas nos anos do curso, perspectivas que também nos permitem organizar as disciplinas ao redor de um núcleo central que orienta a reflexão de cada ano de estudo. É imprescindível a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do saber teológico e as distintas áreas das ciências, sobremaneira das ciências humanas. A Teologia necessita desse enlace teórico e metodológico para se tornar um discurso concreto seguido pelas práxis. A Teologia, em sintonia com as outras ciências, salvaguardada a autonomia específica de cada uma delas, recebe uma válida contribuição crítica que, certamente lhe possibilita aprofundar, criticar e provocar suas próprias assertivas.