Educação Especial

Graduação digital

CONCEPÇÃO DO CURSO

O curso de Licenciatura em Educação Especial, do Centro Universitário do Vale do Ribeira – Grupo Unisepe Educacional, tem por missão formar profissionais licenciados que devem entender o campo da Educação Especial e Inclusiva como um campo profissional que evolui e que se modifica com base em filosofias, princípios e teorias, que por sua vez também estão baseados em evidências, leis e políticas públicas relevantes, pontos de vista históricos e diversos, assuntos que influenciaram e que continuarão influenciando o campo da Educação Especial e Inclusiva e o campo da Educação Geral, bem como o tratamento dado aos sujeitos com deficiências e transtornos do neurodesenvolvimento, tanto na escola quanto na sociedade.

OBJETIVO GERAL

O Curso de Licenciatura em Educação Especial tem como objetivos: promover e oportunizar a formação do Educador Especial, para planejar, executar, avaliar e refletir pela prática da pesquisa o atendimento complementar de educação especializada para alunos que apresentam deficiência visual, surdo/cego, deficiência auditiva, transtornos do espectro autista, altas habilidades/superdotação, deficiência física e deficiência intelectual, sendo essas consideradas limitadoras de seu processo de aprendizagem em sistemas comuns/regulares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Oportunizar a problematização, análise e reflexão sobre o processo de constituição pessoal e profissional do acadêmico em formação na Educação Especial e Inclusiva;
  2. Constituir uma formação que propicie uma concepção de mundo, sociedade, educação e diferença humana que permita pensar os processos educacionais em educação especial não como complementaridade no desenvolvimento de sujeitos que dela necessitem;
  3. Desenvolver a pesquisa como princípio formativo e científico, numa perspectiva de aprendizagem cooperativa, construtiva e permanente, tendo em vista as possibilidades de um profissional que é capaz de pesquisar e refletir a própria prática pedagógica em Educação Especial e Inclusiva;
  4. Possibilitar a compreensão do fenômeno e da prática educativa que se dão nos espaços/tempos de atendimento especializado em Educação Especial e Inclusiva, considerando a perspectiva da atuação profissional como movimento de transformação desses espaços/tempos;
  5. Promover a aprendizagem do planejamento, organização, implementação e avaliação de práticas educativas em atendimento especializado em Educação Especial e Inclusiva nas múltiplas atuações a que o curso propõe;
  6. Compreender a ação pedagógica da Educação Especial e Inclusiva como processo que incide na mediação da construção do conhecimento, analisando as diferentes concepções pedagógicas e suas implicações no processo de ensino e da aprendizagem dos alunos atendidos em Educação Especial e Inclusiva;

HABILIDADES PRETENDIDAS

Atento aos atributos desejados para o graduando e para seus egressos, o Curso de Educação Especial do Centro Universitário do Vale do Ribeira não poupará esforços para que seu estudante alcance as seguintes competências cognitivas, instrumentais e interpessoais, que possibilitem uma formação profissional que revelem e capacitem o Educador Especial, que tem os processos educativos em Educação Especial como base de sua formação e identidade profissionais deve:

  1. Valorizar a perceptiva da educação inclusiva, rompendo com paradigmas absolutistas tendo assim condições de flexibilizar a ação pedagógica especializada nas áreas da Deficiência intelectual, deficiência física, deficiência visual, deficiência surdo/cego, transtornos do espectro autista, altas habilidades e deficiência Múltipla, adequando diferentes formas de aprendizagem, avaliando continuamente o processo educativo às diferenças de desenvolvimento e aprendizagem observadas nos alunos. Para tanto esse profissional deverá: implementar estratégias de flexibilização, adaptação curricular, procedimento didático pedagógico e práticas alternativas, adequadas ao atendimento delas;
  2. Planejar, executar, avaliar e refletir pela pesquisa o atendimento complementar de educação especializada para alunos que apresentam diferenças (deficiência visual, surdo/cego, transtornos do espectro autista, altas habilidades/superdotação, deficiência intelectual, deficiência física e deficiências múltiplas), sendo essas consideradas limitadoras de seu processo de aprendizagem em sistemas comuns/regulares;
  3. Atuar nos processos de aprendizagem de alunos com deficiência visual, surdo/cego, transtornos do espectro autista, altas habilidades/superdotação, deficiência intelectual, deficiência física e deficiências múltiplas, efetivando a intervenção pedagógica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas, psicomotoras, socioafetivas que ampliem as potencialidades de aprendizagem de conhecimentos culturais, escolares e do mundo do trabalho desses sujeitos;
  4. Aprender a trabalhar em equipe com outros profissionais da educação no sentido de viabilizar o atendimento e desenvolvimento dos potenciais de aprendizagem dos alunos;
  5. Responsabilizar-se por ações alicerçadas em valores humanos e éticos, tendo competência teórica e prática para o enfrentamento das complexidades emergentes do contexto social, econômico, político, cultural e, especificamente educacional, em que a demanda de sujeitos dessa profissão está inserida.

O PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Os licenciados em Educação Especial deverão compreender como a educação especial e inclusiva pode influenciar a sua prática profissional incluindo seus procedimentos de avaliação, o planejamento instrucional, a implementação e a avaliação de programas.

É necessário também que os licenciados em Educação Especial entendam como os assuntos sobre diversidade humana podem causar impacto na família, na cultura da escola e como esses assuntos humanos complexos podem interagir com os assuntos relacionados à prestação de serviços em Educação Especial e Inclusiva. Os licenciados devem entender a relação entre a Educação Especial e Inclusiva e a organização e funções da escola, bem como os sistemas escolares e outras instituições.

Todos esses conhecimentos devem ser utilizados pelos educadores especiais como uma base sobre a qual vão construir os entendimentos pessoais e filosóficos da Educação Especial.