Educação Educação especial e inclusiva

Pós Graduação (EAD)

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação em nível de especialização em Educação Especial e Inclusiva,  contempla estudos sobre a diversidade que existe entre os alunos   nas instituições escolares, especialmente as que dizem respeito  às necessidades educacionais especiais dos alunos que apresentam deficiência(s) ou altas habilidades (superdotação), condutas características de síndromes ou outras condições que diferenciam  esses alunos em relação aos demais alunos.

Constitui-se tarefa deste curso subsidiar os professores e demais profissionais para que em sua missão, possa atuar para  que   seus  alunos,   indiscriminadamente,   tenham    acesso    à  aprendizagem, ao conhecimento e ao conjunto de experiências curriculares, disponibilizadas no ambiente escolar.

Contemplar significativas experiências pedagógicas, as alterações a serem  desencadeadas no currículo,  a  organização  do   trabalho  pedagógico,   o  tratamento   e  desenvolvimento     dos conteúdos, enfim,  em  toda  organização  do  trabalho  pedagógico, no  intuito   de  favorecer  a aprendizagem  do aluno,  constitui-se em características deste curso.

 

OBJETIVO GERAL

Tendo em vista as dificuldades de integração social e de aprendizagem detectadas nos meios institucionalizados, objetiva-se à capacitação teórico – prática, de profissionais no intuito de consolidá-lo como alternativa  competente  para a educação escolar e a integração social de importante segmento da população brasileira.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  •  Liderar a tomada de consciência quanto à importância da Educação Especial no quadro geral da educação brasileira.
  • Qualificar os profissionais que atuam na rede regular de ensino para atender a política de inclusão.
  •  Analisar experiências  bem sucedidas de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular.
  • Favorecer a inclusão efetiva do ensino no quadro  do sistema regular de educação.
  • Discutir a importância de um novo paradigma educacional fundamentado no processo de construção do conhecimento e no respeito à diferença.
  • Propor e estudar os diferentes encaminhamentos teóricos- metodológico que venha ao encontro do atendimento às necessidades educacionais especiais.
  • Conhecer  os diferentes tipos de deficiências, bem como,  preveni-las e, nos casos em que já se encontra instalada, promover a reabilitação  e o resgate da autoestima, potencializando as possibilidades de inclusão social/escolar.