Educação Educação especial e inclusiva
Pós Graduação (EAD)CONCEPÇÃO DO CURSO
O Curso de Pós-Graduação em nível de especialização em Educação Especial e Inclusiva, contempla estudos sobre a diversidade que existe entre os alunos nas instituições escolares, especialmente as que dizem respeito às necessidades educacionais especiais dos alunos que apresentam deficiência(s) ou altas habilidades (superdotação), condutas características de síndromes ou outras condições que diferenciam esses alunos em relação aos demais alunos.
Constitui-se tarefa deste curso subsidiar os professores e demais profissionais para que em sua missão, possa atuar para que seus alunos, indiscriminadamente, tenham acesso à aprendizagem, ao conhecimento e ao conjunto de experiências curriculares, disponibilizadas no ambiente escolar.
Contemplar significativas experiências pedagógicas, as alterações a serem desencadeadas no currículo, a organização do trabalho pedagógico, o tratamento e desenvolvimento dos conteúdos, enfim, em toda organização do trabalho pedagógico, no intuito de favorecer a aprendizagem do aluno, constitui-se em características deste curso.
OBJETIVO GERAL
Tendo em vista as dificuldades de integração social e de aprendizagem detectadas nos meios institucionalizados, objetiva-se à capacitação teórico – prática, de profissionais no intuito de consolidá-lo como alternativa competente para a educação escolar e a integração social de importante segmento da população brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Liderar a tomada de consciência quanto à importância da Educação Especial no quadro geral da educação brasileira.
- Qualificar os profissionais que atuam na rede regular de ensino para atender a política de inclusão.
- Analisar experiências bem sucedidas de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular.
- Favorecer a inclusão efetiva do ensino no quadro do sistema regular de educação.
- Discutir a importância de um novo paradigma educacional fundamentado no processo de construção do conhecimento e no respeito à diferença.
- Propor e estudar os diferentes encaminhamentos teóricos- metodológico que venha ao encontro do atendimento às necessidades educacionais especiais.
- Conhecer os diferentes tipos de deficiências, bem como, preveni-las e, nos casos em que já se encontra instalada, promover a reabilitação e o resgate da autoestima, potencializando as possibilidades de inclusão social/escolar.