Gestão Gestão escolar, supervisão e orientação

Pós Graduação (EAD)

CONCEPÇÃO DO CURSO

A especialização no campo da educação escolar propicia a articulação entre uma base teórica e a capacidade de reflexão sobre a prática educativa de modo a conferir ao especialista a capacidade de atuar, com autonomia, no âmbito da orientação educacional, no planejamento educacional, na proposição de referencial curricular, na avaliação do trabalho pedagógico e na elaboração do Projeto Político Pedagógico que possibilite situar o contexto educacional a partir de seus fundamentos econômicos, políticos, socioculturais, psicológicos e antropológicos. Isso propicia uma compreensão ampla da educação escolar, ao mesmo tempo em que concorre para o reconhecimento das funções específicas da escola e oferece condições para que se proceda uma intervenção pedagógica que contribua para a superação dos problemas que têm se constituído historicamente em entraves para um ensino de qualidade.

O profissional de Orientação Educacional tem como principal aspecto de sua formação pedagógica a atuação nos espaços de orientação educacional e da organização do trabalho pedagógico. Em sua grande maioria, tais profissionais são oriundos do curso de pedagogia e dos cursos de licenciatura das diversas áreas do conhecimento.

O diferencial do curso está na qualificação dos profissionais para atuar na função de coordenação pedagógica no espaço escolar, tendo como pressuposto básico o estímulo à pesquisa relativa às atividades de organização e coordenação do trabalho pedagógico.

 

OBJETIVO GERAL

            O curso objetiva conferir aos participantes condições para efetivar as atividades curriculares, qualificando os profissionais da educação para exercerem com qualidade e competência pedagógica as funções de gestor escolar na sua realidade sócio educacional.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Formar gestores capazes de argumentar, discernir, de se indignar criticamente, que tenham consciência de seus limites e de suas obrigações;
  • Perceber a importância da gestão democrática e participativa no interior da escola, como metodologia de formação da comunidade educativa, em que estudantes, pais, funcionários e professores recebem subsídios para estender essa experiência como prática ao longo da vida;
  • Reconhecer a importância das várias instâncias de participação da comunidade educativa – grêmios estudantis, conselhos escolares, conselho de classe, associação de pais, professores e funcionários, para a efetivação de uma gestão escolar democrática;
  • Reconhecer processos importantes que objetivam o bom andamento da escola, como a autonomia escolar, a valorização e a formação continuada dos professores, além do planejamento e da avaliação como instrumentos de gestão.