abril 14, 2023

Farmácia Veterinária

A partir do decreto que regulamentou a fiscalização de produtos de uso veterinário e dos estabelecimentos que os fabricam ou comercializam, a Farmácia Veterinária passou a ser um setor atrativo e em franco crescimento que recebeu normativas específicas. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima que os brasileiros possuem mais de 132 milhões de pets, entre cães (52 milhões), aves (38 milhões), felinos (22 milhões), peixes (18 milhões), entre outros. Ao farmacêutico é permitido atuar nos seguintes segmentos veterinários:
  • Indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia;
  • Farmácia hospitalar veterinária;
  • Distribuidora de produtos e medicamentos veterinários;
  • Manipulação e dispensação de medicamentos veterinários alopáticos e homeopáticos, nutracêuticos e fitoterápicos bem como orientação aos tutores;
  • Manipulação de medicamentos oncológicos para uso animal;
  • Execução de exames nas análises clínicas para a área veterinária, sob responsabilidade do médico veterinário
De modo geral, a farmácia veterinária é um setor que demanda muito aprimoramento técnico do farmacêutico. A demanda é de farmacêuticos com postura diligente em relação à pesquisa científica para melhor atender e entender as necessidades desses pacientes. Igual às áreas tradicionais, todo local com essa finalidade precisa de um farmacêutico para atuar como responsável técnico, mesmo que o empreendimento tenha um médico veterinário à frente. Para poder atuar nesse nova e desafiadora área profissional é necessário realizar o Curso de Farmácia, pois essa é uma área de atuação de profissional farmacêutico.  

Compartilhe em suas redes


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Curta nosso face